SAAE e Prefeitura entregam o 1º selo “Comércio Consciente”

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Prefeitura de Jacareí entregaram o primeiro selo “Comércio Consciente” a um estabelecimento alimentício da região central da cidade, através da campanha “Elimine os vilões do Esgoto” abordando a temática do projeto “Óleo não é esgoto. Descarte com consciência”. O selo foi entregue após o comércio regularizar as instalações de esgoto, atendendo as normativas da autarquia.

“Parabenizo a ação educativa que está sendo realizada. Estou feliz por receber este selo em meu comércio e por poder contribuir com a nossa cidade através do descarte correto e a reciclagem do óleo utilizado no restaurante, não temos mais problemas de esgoto aqui”, enfatiza Claiton, proprietário do estabelecimento.

O objetivo do projeto é conscientizar, educar e orientar a população, garantir a qualidade de vida dos munícipes, evitar riscos à saúde pública e transtornos aos comércios, visando a eficiência dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e a preservação do rio Paraíba do Sul e o do meio ambiente, promovendo a economia local e a inclusão social com práticas sustentáveis.

A ação teve início na região central, que atualmente possui o maior número de comércios e os índices mais elevados. Agora, as abordagens serão realizadas nos comércios do bairro Parque Meia Lua e na sequência no bairro Cidade Salvador. A meta é que em 2022, as manutenções por retorno de esgoto sejam reduzidas em no mínimo 30%.

O projeto e a ação são realizados pelo SAAE por meio do Programa de Interação e Educação sobre Saneamento, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (NEA – Núcleo de Educação Ambiental), Secretaria de Saúde, Subprefeituras e lideranças comunitárias.

Para saber mais sobre o projeto ou em caso de dúvida, os munícipes podem entrar em contato por meio do telefone 3954-0300 ramal 1604 ou 1695.

Legenda: Comércio de Jacareí recebe o primeiro selo “Comércio Consciente”