SAAE e Prefeitura iniciam conscientização nos comércios para evitar descarte de óleo nas redes de esgoto

Com intuito de tratar de forma eficaz as questões de saneamento e evitar problemas de retorno de esgoto no município, o SAAE Jacareí retomou nesta quarta-feira (03) a campanha “Elimine os vilões do Esgoto”, junto aos comércios alimentícios da cidade. O tema é “Óleo não é esgoto. Descarte com consciência”.

O objetivo do projeto, que existe desde 2017, é conscientizar, educar e orientar a população, garantir a qualidade de vida dos munícipes, evitar riscos à saúde pública e transtornos aos comércios, visando a eficiência dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e a preservação do rio Paraíba do Sul e o do meio ambiente, promovendo a economia local e a inclusão social com práticas sustentáveis.

O descarte de óleo na pia acumula gordura na tubulação obstruindo a passagem do esgoto. O entupimento da rede pode gerar problemas sanitários na cozinha, como aparecimento de insetos, além de gastos com a limpeza da caixa de gordura e, dependendo da forma de descarte, causar até a contaminação do lençol freático. Cada um 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

União e responsabilidade

O projeto e a ação serão realizados pelo SAAE por meio do Programa de Interação e Educação sobre Saneamento, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (NEA – Núcleo de Educação Ambiental), Secretaria de Saúde e das lideranças comunitárias (inicialmente com a liderança do Parque dos Sinos).

Para uma atuação ainda mais integrada na realização desse projeto em nossa cidade, o SinComércio, ACIJ e Sinhores também estão sendo informados e orientados.

O projeto de Educação sobre Saneamento contemplará todo município e a primeira etapa da ação acontece na região central, que atualmente possui o maior número de comércios e os índices mais elevados.

O Educador Móvel do SAAE ficará na Praça Conde Frontim durante a ação, para orientação aos munícipes, e as equipes seguirão com as abordagens aos comerciantes. Após as ações no centro, as equipes seguirão para os demais bairros da cidade.

Todos os óleos coletados serão entregues nos LEVs de Jacareí e destinados à cooperativa de Jacareí para reciclagem. Já os estabelecimentos que colocarem em prática o descarte correto do óleo e regularizarem suas instalações receberão um selo de “Comércio Consciente”.

Meta

Com base nos indicadores, o SAAE constatou que entre agosto de 2020 e agosto de 2021 foram realizadas 6.687 manutenções nas redes de esgoto do município.

A iniciativa visa solucionar problemas recorrentes de obstruções das redes e retorno de esgoto, causados por descarte incorreto de óleo.

A meta é que em 2022, as manutenções por retorno de esgoto sejam reduzidas em no mínimo 30%. Já no primeiro dia da ação educativa 20 comércios foram orientados.

Para saber mais sobre o projeto ou em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato por meio do telefone 3954-0300 ramal 1604 ou 1695.

Faça o descarte consciente!

– Após o uso do óleo de cozinha, deixe esfriar por 30 minutos;

– Separe uma garrafa PET com tampa. Use uma peneira e um funil para transferir o óleo para o recipiente. Esse processo vai retirar toda a sujeira;

– Feche a garrafa para evitar odores e insetos;

– Leve o recipiente para os LEVs da cidade;

– Limpe a panela ou o item usado no preparo com um papel toalha para retirar todo o excesso de gordura que ficou. O papel pode ser descartado no lixo normalmente.

Confira os endereços dos LEVs

– Jardim Santa Maria – Av. Malek Assad, 725

– Jardim Flórida – Av. Pensilvânia, 793 – (próximo a rotatória)

– Altos de Santana II – Av. Gilda Parente Grecco, 95