Respeito ao meio ambiente! Jacareí conquista certificado de qualificação de ‘Município VerdeAzul’

Boas práticas e políticas ambientais mais que dobram pontuação do município em 4 anos

As múltiplas políticas públicas realizadas em Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, estão rendendo frutos e reconhecimento diversos. Neste mês de agosto, a cidade recebeu o certificado de Qualificação I, no programa ‘Município VerdeAzul’, do Governo do Estado de São Paulo, que estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Na prática, as diversas ações de gestão ambiental em Jacareí, como início do efetivo funcionamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente; estrutura de fiscalização ambiental; estrutura de educação ambiental; programas que auxiliam o aumento da cobertura florestal e arborização urbana; entre outros, contribuíram para elevar o desempenho da cidade frente ao desafio do cumprimento das metas do programa.

“Toda conquista ambiental tem que ser comemorada! Esta qualificação é um reconhecimento ao esforço de todos para uma gestão sustentável e uma Jacareí comprometida com esta questão. São visíveis os avanços e conquistas”, comemora Claude Mary de Moura, secretária do Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí.

Para efeito de comparação, em 2018, Jacareí tinha a pontuação de 26,1 no programa ‘Município VerdeAzul’. No mais recente índice, sobre os resultados obtidos até 2021, a pontuação foi de 53,87. É mais que o dobro em um espaço curto de tempo, dado o tamanho dos desafios.

Munícipio VerdeAzul

Mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa ‘Município VerdeAzul’ tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nas cidades paulistas, com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

As ações propostas pela SMAZU vão ao encontro das dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os temas estratégicos propostos. São eles: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Legenda: Troféu conquistado por Jacareí, dentro do Programa ‘Município VerdeAzul’; núcleo de Educação Ambiental, no Viveiro Municipal Seo Moura