Qualificação em Saúde Integral da População Negra reúne profissionais da Secretaria de Saúde

Escutar áudio do texto

“Saúde Integral da População Negra” é o tema principal da qualificação oferecida pela Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos e Secretaria de Saúde, aos servidores da Secretaria de Saúde. A ação começou nesta quinta-feira (17), com o primeiro encontro, e continua para mais duas turmas, uma no dia 19 de setembro e outra no dia 24 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A qualificação é dirigida para as equipes multidisciplinares e profissionais da Secretaria de Saúde do município. Para a subsecretária de Igualdade e Direitos Humanos Girlaine Dias, “é um dia de aprendizado, de reconstrução”. Na oportunidade, a subsecretária apresentou o funcionamento da pasta e seus integrantes. Falou sobre o “Quesito Raça/ Cor/ Etnia – Indicadores Socioeconômicos da população negra em Jacareí”, e das pautas e propósitos da Subsecretaria.

As formações estão em conformidade com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (Portaria GM/MS nº 992, de 13 de maio de 2009). “Essa política faz parte de um compromisso firmado pelo Ministério da Saúde, no combate às desigualdades no Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a subsecretária.

“É de responsabilidade da gestão municipal, o apoio aos processos de educação pertinentes às ações de promoção da saúde integral”, destacou a subsecretária. “Para que os profissionais do SUS trabalhem em prol da melhoria das condições de Saúde, a partir da compreensão de vulnerabilidades específicas da população negra e do reconhecimento do racismo como determinante social, é importante considerar que as iniquidades em Saúde, são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais – em destaque, o vigente racismo – que corroboram com a morbimortalidade das populações negras brasileiras”, afirmou.

Para a assessora da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luciana de Almeida Oliveira, “os temas deste encontro foram pensados em observação à temática da política nacional de saúde da população negra, que foi criada em 2006, com a proposta de redução das desigualdades étnico-raciais e a promoção do atendimento em saúde com equidade, que é um dos princípios do SUS. A programação completa do evento, está disponível no site da Prefeitura.

Primeiro Encontro

Na programação de quinta-feira (17), o palestrante Luiz Valério Soares da Cunha Junior falou sobre dois assuntos: “A luta contra o racismo estrutural e a diversidade étnico-racial” e “Indicadores socioeconômicos da população negra no Brasil”.

Luiz Valério é fisioterapeuta, especialista em Saúde Pública com ênfase em Gestão de Sistemas e Ações de Saúde pela Universidade de Pernambuco – UPE, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Coordenador da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População LGBT na Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

Legenda: Primeiro dia da Qualificação em Saúde Integral da População Negra


LEIA MAIS