Qualificação em Jacareí! Alunos iniciam aulas de costura industrial na carreta móvel

Escutar áudio do texto

Após bom número de candidatos inscritos, um grupo de alunos iniciou na manhã desta terça-feira (31) as aulas da primeira turma do curso profissionalizante de costura da moda de Jacareí.

A quantidade de inscrições aponta para o aquecimento da procura pelo empreendedorismo de ocasião e o auto emprego, uma nova tendência pós-pandemia. Em apenas uma semana, foram mais de 600 pessoas inscritas, sendo que 96 foram selecionadas pelo Centro Paula Souza para esta primeira etapa do curso.

“A vinda da unidade móvel de confecção industrial foi possível por meio do Programa Via Rápida, que é um programa do Governo do Estado. Esse curso busca proporcionar capacitação e qualificação para aqueles que querem empreender e gerar renda”, afirmou o diretor de trabalho e renda de Jacareí, Rubens Vieira.

Qualificação

O curso de confecção industrial irá capacitar o aluno desde a preparação até o acabamento, organizar o local de trabalho, preparar máquinas e amostras de costura, operar máquinas de costura na montagem em série de peças do vestuário com os procedimentos técnicos de qualidade.

A estrutura disponível no curso permitirá uma experiência semelhante às fábricas e oficinas, com máquinas de última geração, mesa de corte e todo o material necessário, possibilitando uma ótima oportunidade de desenvolvimento local, na qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

Segundo Daniela Cambuzano, que é coordenadora do Programa Gestoras da Moda, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, “a proposta de trazer a carreta faz parte de um projeto maior, de tornar Jacareí um polo de moda, disponibilizando qualificação, fomentando empreendedorismo e gerando novos negócios”.

Ao todo, serão 80h de capacitação técnica, com duração de 16 dias, divididas em três turmas: manhã (das 8h às 12h10), tarde (das 13h às 17h10) e noite (das 18h às 22h10). A Carreta Móvel está instalada na Avenida Nove de Julho, no estacionamento do Parque dos Eucaliptos.

Legenda: Alunos iniciam aulas de costura industrial na carreta móvel, em Jacareí