Qualificação de servidores municipais sobre ‘Quesito Raça/Cor/Etnia’ tem mais uma etapa em Jacareí

Nesta sexta-feira (18), foi realizada mais uma etapa da qualificação dos servidores municipais que são considerados ‘de portas abertas’ da prefeitura, pela Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos. A subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos de Jacareí, Girlaine Dias, destaca que esta é uma determinação da Portaria Federal 344/2017, que fala sobre o ‘Quesito Raça/Cor/Etnia’.

“Alimentar os sistemas de forma correta e orientar os serviços sobre a importância do preenchimento do ‘Quesito Raça/Cor/Etnia’, nos possibilita um melhor atendimento a toda população, além de melhor aplicabilidade dos recursos, pois estes indicadores norteiam as políticas públicas”, destaca a subsecretária.

Ela ressalta que, apesar de todos termos os mesmos direitos, “nem sempre conseguimos incluir todas as pessoas de maneira igual. É preciso considerar as particularidades, entre grupos de indivíduos, para não cometer injustiças”, disse Girlaine.

Lutar contra as desigualdades, contra a falta de oportunidades e contra as discriminações, são políticas que buscam, não somente a igualdade, mas também a equidade. “Precisamos atender o munícipe de forma tranquila, e que ele entenda a importância desta pergunta”, explicou.

Guia de Orientações

Além da qualificação dos servidores, foi lançada em Jacareí, a campanha ‘Quesito Raça/Cor/Etnia’, com um guia de orientações Guia de Orientações (clique aqui para acessar o material) de como abordar a população e preencher o quesito.

Legenda: Qualificação sobre o ‘Quesito Raça/Cor/Etnia’ reuniu servidores no auditório da prefeitura