Público de mais de 500 pessoas prestigia o 2º Fórum Regional de Direitos Humanos no Teatro Municipal

O 2º Fórum Regional de Direitos Humanos reuniu um público de mais de 500 pessoas, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, na manhã desta sexta-feira (1º de dezembro). O evento foi marcado pela emoção de todos os presentes, durante a programação, que contou com a presença de palestrantes reconhecidos nacionalmente na área de Direitos Humanos, como o docente e consultor Hélio Santos, que, além de ser escritor é presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra de São Paulo, a primeira iniciativa do Estado Brasileiro no pós-Abolição, referente à questão racial.

O fórum teve ainda as apresentações musicais da Orquestra Sanfônica, com Repertório de Música Brasileira. Em 2023, a Orquestra Sanfônica de São Paulo (pioneira no nome SANFÔNICA, no Brasil) completou 35 anos levando a música regional brasileira e a música clássica por meio do tradicional e inusitado som do Acordeom – a nossa famosa “sanfona”. Com um repertório apurado e bem orquestrado, a ORQUESTRA SANFÔNICA DE SÃO PAULO, em sua trajetória, se apresentou em diversos lugares no Brasil e no exterior, recebendo prêmios por sua excelência.

Teve ainda a Intervenção Musical com shows da cantora Bê Lourenço, sambista paulistana que canta desde pequena, junto ao pai, que a incentivava a ouvir Bossa Nova, MPB e música preta internacional. Iniciou sua carreira em 2016 cantando MPB, Pop Internacional, Samba e Soul, sendo na atualidade reconhecida nacionalmente por sua participação no programa The Voice Brasil, em 2022.

A organização do fórum foi da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, que também convidou o cerimonialista Rodrigo Hernandes, o “Santo”, que é reconhecido por suas palestras e artes visuais no campo das relações humanas. Artista visual desde 2018, segundo suas palavras, “constrói relações de troca com todos à sua volta, tendo a arte da pintura, textos e esculturas como lugar de afetos mais legítimo e sem limites de ser divino-humano”.

Abertura oficial

Várias autoridades municipais, regionais e estaduais também prestigiaram a solenidade. A subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos de Jacareí, Girlaine Dias, fez a abertura oficial do fórum. “Estou muito feliz de ver esta casa cheia”, destacou.

“Quando falo neste processo, não posso deixar de agradecer a todos pela presença nessa manhã de aprendizado. Hoje, aqui, vocês têm meu coração”, falou emocionada, agradecendo a participação dos secretários pelas articulações, no nome da secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino, que estava presente.

“É sempre um desafio para pensarmos em políticas públicas. Para o princípio da igualdade, “é preciso respeitar a individualidade de cada um. E esse olhar de atendimento precisa ser da gestão pública. É para isso que estou aqui, e estarei sempre”, encerrou sua fala, agradecendo ainda o secretário de Comunicação e Direitos Humanos, Bruno Castro, “por não pedir esforços para que este fórum acontecesse da maneira que a pasta idealizou”.

Já o estudioso da Temática Sociorracial, Hélio Santos, falou sobre “Igualdade Racial”. Enfatizou que Jacareí é a única cidade do Vale do Paraíba que tem esta iniciativa de igualdade racial. “É um modelo a ser replicado na região. Foi uma honra enorme estar aqui com vocês nesta manhã”.

Hélio é doutor em Administração (FEA/USP- 1989) e Mestre em Finanças (FEA/USP- 1980), e ainda membro da Comissão de Estudos Constitucionais Afonso Arinos (1985/1986), grupo que desenhou o Esboço da Constituição do Brasil a serviço da Presidência da República.

O escritor também faz parte do Conselho da Holding Social Vale do Dendê (Salvador/BA), do Pacto de Promoção da Igualdade Racial, do CIVI-Co, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, da Humanitas360, do Conselho Consultivo do Fundo da FEA-USP e do Comitê de Diversidade da AMBEV. Autor do livro “A busca de um caminho para o Brasil – a trilha do círculo vicioso”, foi organizador do livro “A Resistência Negra ao Projeto de Exclusão Racial: Brasil 200 anos – 1822/2022”.

Mais palestras

A outra palestra foi sobre “ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030”, com Thiago Prado, diretor geral de Gabinete da Prefeitura de Jacareí. Já a palestra final foi da doutora em Estudos Feministas pela Universidade da Bahia Carla Akotirene, com o tema Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

Carla também é consultora em políticas públicas e autora dos livros “O que é interseccionalidade? ”, pela Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro, e “Ó Paí Prezada! Racismo e Sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”, ambos publicados pela Editora Jandaíra.

Também é a idealizadora da Opará Saberes, primeiro curso de extensão voltado à capacitação de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas. Atualmente, Carla concentra estudos sobre feminismo negro, racismo estrutural e equidade de gênero e interseccionalidades.

O 2º Fórum Regional de Direitos Humanos teve o propósito de dialogar e compreender a importância do trabalho de políticas públicas na perspectiva dos Direitos Humanos. Durante as apresentações, foram celebrados os dois anos de trabalho da Subsecretaria, na realização de ações de enfrentamento das desigualdades, na Acessibilidade, com Migrantes, de Mulheres vítimas de violência, com a Comunidade LGBTQIA+ e na Promoção da Igualdade Racial, com atenção à população negra.

Legenda: Vários nomes do cenário nacional prestigiaram o 2º Fórum Regional de Direitos Humanos, realizado nesta sexta-feira (1º de dezembro), em Jacareí

Confira aqui o Glossário Antidiscriminatório Raça e Etnia