O programa terá o objetivo de auxiliar os moradores na retomada pós-pandemia, fornecendo qualificação e bolsa-auxílio

Foi aprovado na quarta-feira (17), na Câmara Municipal, um Projeto de Lei enviado pela Prefeitura de Jacareí, que cria o Programa ‘Qualifica Jacareí’, com objetivo de promover a qualificação do munícipe que está desempregado, por meio de oferta de cursos de qualificação profissional.

Além dos cursos profissionalizantes, o Programa oferecerá todas as condições para que o aluno participante possa evoluir, inclusive com a concessão de bolsa-auxílio, no valor de R$ 1.000,00.

O Programa ‘Qualifica Jacareí’ permitirá que o morador desempregado há mais de dois anos tenha a oportunidade de ser inserido, novamente, no mercado de trabalho, desta vez com novas qualificações e experiências desenvolvidas no âmbito da Administração Pública.

Do total de vagas ofertadas, 20% serão destinadas aos munícipes em situação de vulnerabilidade social, que estejam vinculados à Secretaria de Assistência Social, além de dar oportunidade aos jovens com idade entre 18 e 21 anos, a ingressarem no mercado de trabalho.

Efeitos da Pandemia

O Projeto será uma importante medida no enfrentamento dos efeitos da pandemia causada pelo Coronavírus, minimizando os impactos vividos pelos que ficaram desempregados, e em situação precária.

“O programa será muito importante neste momento. Vamos requalificar e criar oportunidades a quem está desempregado ou em situação de vulnerabilidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai.

Para o Qualifica Jacareí, será utilizado o orçamento já previsto na Lei Orçamentária do município, sem prejuízo aos cofres públicos. O Programa será conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela Secretaria de Assistência Social.

Legenda: Projeto de Lei da Prefeitura que cria o Programa ‘Qualifica Jacareí’ é aprovado na Câmara