Projeto de Jacareí ganha menção honrosa em Prêmio “Cidade Caminhável 2023”

Jacareí ganhou Menção Honrosa no “Prêmio Cidade Caminhável 2023”, pelo projeto “Caminhos Ancestrais”. O Prêmio tem como objetivo reconhecer iniciativas públicas que melhoram a caminhabilidade nas cidades brasileiras, inspirando a transformação e a atuação das gestoras e gestores públicos.

Nesta edição, o Prêmio também reconheceu com menção honrosa, projetos que tinham perspectiva de cidades do cuidado, que incluíam a perspectiva das mulheres e da primeira infância. Além de Jacareí, o projeto “Ruas de Brincar”, do município de Jundiaí (SP), também recebeu o prêmio.

O projeto de Jacareí é pioneiro ao interseccionar raça e caminhabilidade, estimulando e melhorando a prática do caminhar no município e promovendo a valorização de personalidades e movimentos que representam os povos negros e indígenas.

Foram requalificadas quatro áreas de uso coletivo, com destaque para memórias e conquistas de personalidades negras e indígenas, através da escolha dos nomes para os espaços e a execução de artes expostas. A premiação das vencedoras Jacareí e Jundiaí, uma em cada categoria, é o registro e valorização das mesmas, por meio da realização de um mini webdocumentário, a gravação de um episódio de podcast no Cidades Caminháveis do Instituto Caminhabilidade, e um espaço de participação no evento internacional de Caminhabilidade Walk 21, que acontecerá ainda este ano em Kigali, Ruanda.

O anúncio dos vencedores aconteceu na última terça-feira (08). O Projeto Caminhos Ancestrais tem o objetivo de priorizar e estimular a prática do caminhar no Município. Por meio do projeto, foram requalificadas, entre 2021 e 2022, quatro áreas de uso coletivo, proporcionando uma melhor locomoção nas vias públicas, com reforma e ampliação das calçadas, infraestrutura de inclusão, como rampas de acesso, pátio para eventos, além do investimento em segurança com instalação de iluminação de LED e disponibilidade de QRCode para melhor conhecer as personalidades representadas nos murais.

Trabalho Intersetorial

O projeto, que objetiva prioritariamente promover a melhoria na qualidade e na segurança do caminhar dos munícipes, buscou, através, da revisitação da história local, trazer memórias das lutas e conquistas da nossa gente. As praças e parques requalificados permitiram um trabalho intersetorial entre as áreas de Mobilidade Urbana, Governança e Planejamento, Infraestrutura, Assistência Social, e Igualdade Racial e de Direitos Humanos e Comunicação, proporcionando maior abrangência da ação sobre os desafios encontrados nesses espaços.

A construção de alguns dos murais desses espaços, ocorreu de maneira colaborativa, entre artistas locais, regionais e nacionais, com oferta de oficinas de grafite aos jovens da comunidade. O projeto-piloto teve seu início em 2019, com o Parque Linear do Cassununga, e, até a presente data, mais quatro áreas já foram requalificadas para promoção do caminhar no município. Até 2024, outras duas áreas serão entregues, totalizando sete áreas requalificadas e 7.469m² de qualificação de calçadas.

“Quando pensamos em espaços públicos, temos como premissa, espaço de lazer agradáveis, seguros, arborizados e acessíveis”, destaca a subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos, Girlaine Dias. Segundo ela, “o projeto Caminhos Ancestrais acende neste caminho também o pertencimento, além de trazer para os espaços de lazer de Jacareí, cultura e reparação histórica, pois conta a todos de forma afetuosa a nossa história, a história do povo afro brasileiro e indígena, que traz para cada parque e praça pública das regiões, histórias de brasileiros, jacareienses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e do Brasil.

Legenda: Praça do Abolicionista, uma das iniciativas do projeto “Caminhos Ancestrais”