Prevenção! Jacareí promove campanha ‘Novembro Azul’, para conscientização e combate ao câncer de próstata

Escutar áudio do texto

Durante o mês de novembro, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de saúde voltadas aos homens com a Campanha Nacional de combate e prevenção ao câncer de próstata, o ‘Novembro Azul’.

Todos os homens, acima de 18 anos, já podem se dirigir até uma das 18 Unidades de Saúde de Jacareí, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para receber as orientações. No local, além de receber informações sobre prevenção do câncer de próstata e outras doenças, os pacientes também são alertados sobre a importância da prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas.

“A saúde do homem e o câncer de próstata, infelizmente, ainda são tratados como tabu pela sociedade. Nosso objetivo com a campanha ‘Novembro Azul’ é quebrar o preconceito e alertar todos os homens sobre a importância de se combater essa doença. O câncer de próstata, se diagnosticado em sua fase inicial, tem grandes chances de cura. Por isso, estamos incentivando todos os homens para que procurem uma unidade de saúde e participem da campanha”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Exames e Consultas

A campanha também conta com solicitação do exame de PSA (Antígeno Específico da Próstata) para homens de 50 anos ou mais, a fim de detectar precocemente alterações da próstata, além da intensificação da oferta de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, atualização da caderneta de vacinação e avaliação odontológica para a prevenção ao câncer bucal.

Além disso, homens de 40 anos ou mais, portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes, que não comparecem a consulta médica há mais de um ano, podem pré-agendar consultas para a avalição clínica e solicitação de exames.

Dia D

No dia 19 de novembro, das 8h às 17h, será realizado o ‘Dia D’ de prevenção ao câncer de próstata e de valorização à saúde do homem, em Jacareí. Todas as unidades de saúde estarão abertas (exceto UBS Central e Pagador Andrade), realizando exames preventivos de câncer, avaliação da saúde bucal, atualização da caderneta de vacinação e testagem rápida de IST/HIV, além de orientações gerais em saúde. O objetivo é aumentar o acesso dos homens aos serviços ofertados pela Secretaria de Saúde.

Sintomas do Câncer de Próstata

O tumor de câncer na próstata, se tratado no início, tem amplas possibilidades de cura. Os sintomas começam pela dificuldade de urinar, podendo chegar até o ponto de não conseguir mais, além do comprometimento dos ossos do corpo e fratura patológica (sem necessidade de traumas).

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Câncer de Próstata do Brasil

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a cada 10 homens com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos de idade. Um em cada cinco homens pode vir a ter o câncer de próstata no Brasil, e um em cada oito podem morrer por causa da doença. Além disso, são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais incidente no homem e também um dos que mais matam homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. De 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos por causa da doença no Brasil. No mesmo período, em Jacareí, foram registrados 46 óbitos.

Legenda: Jacareí promove campanha ‘Novembro Azul’, para conscientização e combate ao câncer de próstata