Prefeitura realiza vacinação contra a brucelose em bovinos

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Diretoria de Agricultura e Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está realizando, de forma gratuita, até o fim do mês de maio, a vacinação contra a brucelose em bovinos.

Podem se vacinar todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses. Para agendar a vacina, o produtor rural deve entrar em contato pelos telefones (12) 3951-9911 ou (12) 99762-2595, até o dia 31 de maio.

Após agendamento, os veterinários da Prefeitura vão até o local para aplicar a dose nos bovinos. Em seguida, o proprietário recebe o atestado de vacinação, para realizar o cadastro no sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Esta etapa faz parte do cronograma de vacinação, e já conta com cerca de 50%, de 360 bezerras, vacinadas. A imunização é obrigatória, e é administrada em dose única, sem necessidade de aplicação no decorrer da vida útil do animal.

Prevenção

A Brucelose bovina se caracteriza por afecções endêmicas, como abortamento no terço final de gestação. A doença é de notificação obrigatória ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e também para a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

Sua incidência causa prejuízos econômicos e depreciação do valor social da propriedade foco da doença, devido à diminuição da produção de carne e leite, do aumento do intervalo entre partos e da queda da taxa de natalidade da espécie.

Legenda: Fêmeas bovinas e bubalinas entre três e oito meses são vacinadas em Jacareí