Prefeitura promove SIPATMA online com foco na saúde emocional dos servidores

A prevenção de doenças emocionais é o foco da 4º SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente), que será realizada de 23 a 27 de agosto, pela Prefeitura de Jacareí. O evento, que acontecerá de forma online, tem como tema a Qualidade de Vida no “Novo Normal”.

Durante o período, profissionais da área da Saúde que integram o quadro de servidores municipais, e também convidados, realizarão palestras que abordam saúde emocional e outros temas como doenças cardiovasculares e doenças sexualmente transmissíveis. Os conteúdos serão disponibilizados na página do evento, no site da Prefeitura, pelo link: jacarei.sp.gov.br/sipatma (os vídeos poderão ser visualizados nos dias do evento).

A supervisora de Unidades de Relações do Trabalho, Rita de Cássia de Melo Ferraz, explica que, desde o ano passado, a SIPATMA passou a agregar outros temas, além daqueles que abordam acidentes de trabalho convencionais como falta de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e que estão previstos na norma regulamentadora do Ministério do Trabalho.

“No ano passado, já abordamos temas relacionados à prevenção da Covid-19, doença que impactou a vida de servidores e seus familiares. E, neste ano, decidimos focar na saúde emocional com o objetivo de oferecer informações sobre prevenção contra males que podem afetar a qualidade de vida do servidor não só no trabalho, mas em outras áreas de convívio”, diz a supervisora.

De acordo com os indicadores do setor de Medicina do Trabalho, em 2019 foram 167 afastamentos de servidores relativos a doenças emocionais. Em 2020, houve uma queda significativa para 99 afastamentos. Já no primeiro semestre de 2021, foram registrados 63 afastamentos por doenças emocionais.