Prefeitura promove qualificação em Saúde Integral da População Negra para servidores da Saúde

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos e Secretaria de Saúde, inicia nesta quinta-feira (17), a qualificação “Saúde Integral da População Negra”, para os servidores da Secretaria de Saúde.

Serão oferecidos 3 encontros, divididos nos dias 17 de agosto, 19 de setembro e no dia 24 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A qualificação é voltada para as equipes multidisciplinares e profissionais de Saúde do município de Jacareí.

As formações estão em conformidade com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (Portaria GM/MS nº 992, de 13 de maio de 2009). Segundo a subsecretária Girlaine Dias, essa política faz parte de um compromisso firmado pelo Ministério da Saúde, no combate às desigualdades no Sistema Único de Saúde (SUS).

“É de responsabilidade da gestão municipal, o apoio aos processos de educação pertinentes às ações de promoção da saúde integral”, destacou a subsecretária. “Para que os profissionais do SUS trabalhem em prol da melhoria das condições de Saúde, a partir da compreensão de vulnerabilidades específicas da população negra e do reconhecimento do racismo como determinante social, é importante considerar que as iniquidades em Saúde, são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais – em destaque, o vigente racismo – que corroboram com a morbimortalidade das populações negras brasileiras”, afirmou.

Para a assessora da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luciana de Almeida Oliveira, “os temas deste encontro foram pensados em observação à temática da política nacional de saúde da população negra, que foi criada em 2006, com a proposta de redução das desigualdades étnico-raciais e a promoção do atendimento em saúde com equidade, que é um dos princípios do SUS. A programação completa do evento, está disponível no site da Prefeitura.

Confira a programação desta quinta-feira (17), das 8h às 15h:

• 8h – Recepção / Coffee Break / Inscrições

• 8h30 – Abertura

• das 9h às 11h – “A luta contra o racismo estrutural e a diversidade étnico-racial”

Palestrante: Luiz Valério Soares da Cunha Junior – fisioterapeuta, especialista em Saúde Pública com ênfase em Gestão de Sistemas e Ações de Saúde pela Universidade de Pernambuco – UPE. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Coordenador da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População LGBT na Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

• das 11h às 12h – “Quesito Raça/ Cor/ Etnia – Indicadores Socioeconômicos da população negra em Jacareí”

Palestrante: Subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos, Girlaine Dias dos Santos – Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global – (PUCRS), Especialista em Planejamento Estratégico (USP), MBA em Marketing (Anhanguera), Graduada em Publicidade e Propaganda (UNIVAP). Presidente do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial de Jacareí, atuante no Poder Executivo há 6 anos. Trabalhos Sociais desde 2008.

Ivani Melo – Assessora na Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos. Formada em Pedagogia e Arte, trabalhou junto a Secretaria de Educação e Fundação Cultural de Jacarehy, desenvolvendo projetos culturais e socioeducativos.

• das 12h às 13h30 – Almoço

• das 14h às 15h – “Indicadores socioeconômicos da população negra no Brasil”

Palestrante: Luiz Valério Soares da Cunha Junior

Legenda: “Quesito Raça/ Cor/ Etnia – Indicadores Socioeconômicos da população negra em Jacareí” será um dos temas das palestras desta quinta-feira (17)


LEIA MAIS