Prefeitura lança projeto “Horta Urbana” e abre inscrições para oficinas

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, está lançando o projeto “Horta Urbana”, no bairro Jardim Pedramar. Toda a comunidade local está convidada. Para participar, os interessados devem se inscrever nas oficinas de Compostagem, Correto Descarte, Mudas, Sementeiras, Plantio e Implantação da Horta, que serão realizadas no Viveiro Municipal “Seo Moura”, e ministradas pela Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana.

As inscrições serão abertas no dia 10 de fevereiro e se encerram no dia 28 do mesmo mês, e podem ser feitas pelo telefone (12) 3955-9089 ou pelo whatsapp (12) 99151-0302. Além da parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, a iniciativa conta ainda com o SAAE e o projeto social “Cultura no Morro”.

A Secretaria de Governo e Planejamento será responsável pela coordenação das relações entre a Administração Municipal e a sociedade civil, elaborando, implantando e coordenando mais esta política pública, promovendo a manutenção com a comunidade, e garantindo projetos e ações sustentáveis.

Conforto Ambiental

O projeto “Hortas Urbanas” será desenvolvido, também, em outros bairros. Permite manter a biodiversidade situada próxima ou dentro das cidades, cujas plantas, insetos e animais encontram abrigo e alimento provenientes dessas florestas, servindo de benefícios nas condições climáticas, e proporcionando um conforto ambiental.

“A agricultura urbana ganha força, por ser uma alternativa sustentável com a saúde humana, com alimentos frescos e aproveitando os espaços das cidades”, explica o secretário-adjunto de Governo, Marcelo Fortes. Segundo ele, o plantio, além de abastecer um grupo, transforma os espaços da comunidade em recantos de beleza e contemplação. “Áreas antes sem utilidade, mas agora associadas à preservação”.

Comunidade

A proposta visa fomentar o uso de espaços usados como depósito de entulhos, ou simplesmente subutilizados, e agregar nestas áreas, além da instalação de parques, praças e academias ao ar livre, uma integração com hortas ou pomares, para a comunidade.

Legenda: As oficinas da “Horta “Urbana” serão realizadas no Viveiro Municipal “Seo Moura”