Prefeitura inaugura Programa de Altas Habilidades com Ênfase em TEA (Transtorno do Espectro Autista)

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na última quinta-feira (15), o PROAHTEA – Programa de Altas Habilidades com Ênfase em TEA (Transtorno do Espectro Autista), no Complexo Educacional Paulo Freire (Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 3.595).

O PROAHTEA será composto por uma equipe multiprofissional, ampliando um conjunto de atividades, recursos de acessibilidades e pedagógicos da rede municipal de ensino e das escolas, envolvendo a participação da família e a articulação com as demais políticas públicas.

“Com mais este programa de triagem, orientação e acompanhamento, estaremos garantindo maior excelência no atendimento público da Educação Inclusiva. Esta é uma das ações educacionais do plano de governo municipal”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

O intuito do programa é apoiar as práticas educacionais, com foco no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças com deficiências, propiciando a qualificação das ações direcionadas à Educação Especial e à superação de barreiras (qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da criança/aluno em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas).

Deste modo, serão acompanhadas as situações de crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação matriculadas na rede municipal de ensino e atendidas pelo AEE – atendimento educacional especializado, preferencialmente aquelas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Receberão atendimento, também, os alunos que estão em processo de investigação, em que os aspectos biopsicossociais interferem prejudicialmente, ou se apresentem como barreira no processo de ensino-aprendizagem na rede municipal de educação, em seus diversos níveis e modalidades.

O PROAHTEA atenderá as situações encaminhadas pelo AEE e manterá caminhos abertos de diálogos para eventuais recebimentos de demandas pela rede intersetorial. Os acompanhamentos serão realizados por equipe multiprofissional, composta por profissionais de diversas áreas, como a de fonoaudiologia, de psicopedagogia, psicologia, terapia ocupacional e serviço social.

Legenda: O PROAHTEA fica localizado no Complexo Educacional Paulo Freire