Prefeitura entrega pavimentação e revitalização da Av. Dr. Romeu Carlos Petrilli, e entrega a Praça Alexandre Ferreira Pereira, no Parque Meia Lua

A Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, entrega a primeira obra do programa de desenvolvimento do município, financiado pelo CAF. A cidade entrega oficialmente à população, nesta terça-feira (5), às 16h, a pavimentação e revitalização da Av. Dr. Romeu Carlos Petrilli, no Parque Meia Lua, conhecida como ‘Avenida Marginal’, paralela à Rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo. Na mesma ocasião, a Prefeitura também entregará a Praça Alexandre Ferreira Pereira, no entroncamento da Av. Romeu Carlos Petrilli com a Av. Alcides Arnaldo Taino.

A marginal recebeu 1,3 km de recapeamento no trecho já pavimentado da Av. Aldo Lencioni Toledo, em toda a faixa que margeia o bairro Parque Meia Lua, e 1,45 km de implantação de uma nova via no trecho entre o limite do bairro Parque Meia Lua e a portaria da unidade industrial da Basf Jacareí, na av. Dr. Romeu Carlos Petrilli, próximo à passarela do Supermercado Atacadão.

Para apresentar condições de receber o trânsito projetado, a avenida marginal precisou passar por diversas etapas de intervenções até a sua conclusão. O trecho que já era consolidado com asfalto, precisou ser recapeado para retornar à sua capacidade original de vida útil.

Além disso, recebeu sinalização, iluminação e implantação de ciclovia em toda a sua extensão. Já no trecho de terra, foi necessária a execução de obras de terraplenagem, para adequação das inclinações longitudinais mínimas, bem como aterros de sobrecarga por longos meses.

Qualidade

“A região está numa área muito instável, sendo necessário um amplo tratamento de terreno, incluindo a compactação do solo por meses, para que a obra pudesse ser entregue com boa qualidade à população, ” explicou o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

Ele destaca que, por tratar-se de uma região plana, foram previstos dispositivos de captação das águas pluviais e lançamentos em valetas e canais de drenagem. “A pavimentação foi dimensionada para receber tráfego pesado e apresenta revestimento em concreto asfáltico”, informa o secretário.

Projetada para atender a todos os meios de transporte, a Av. Dr. Romeu Carlos Petrilli recebeu em toda sua extensão, ciclovias com sentido duplo e passeios acessíveis, sinalização viária, dispositivos de segurança e iluminação em LED, contribuindo com a segurança dos usuários.

Praça Alexandre Ferreira Pereira

A Praça Alexandre Ferreira Pereira foi construída no contexto da obra da Av. Romeu Carlos Petrilli e inclui infraestrutura de iluminação e paisagismo. Alexandre é conhecido como ‘filho do Parque Meia Lua’, bairro que sempre lutou e onde fez grandes amizades. Para quem o conhecia, Alexandre sempre acolhia a todos com carinho, respeito e sorriso.

Filho de Benjamin Valmir Cândido Pereira (vereador Valmir do Meia Lua), e de Maria Odete Ferreira Pereira. Alexandre nasceu em 27 de março de 1990. Morador do Parque Meia Lua, desde criança apresentava interesse pela política. Era muito companheiro do pai e demonstrava, diariamente, amor e cuidado por sua mãe e seu irmão caçula, Salies Ferreira Pereira.

Cursou Engenharia Civil, mas desistiu do curso, pois seu interesse era pela política. Ele tinha muitos amigos no Parque Meia Lua, Lagoa Azul e Jardim Conquista. Faleceu no dia 1º de junho de 2021, aos 31 anos, em decorrência da Covid-19.

Legenda: A marginal recebeu 1,3 km de recapeamento no trecho já pavimentado, em toda a faixa que margeia o bairro Parque Meia Lua