Prefeitura de Jacareí retoma qualificação de servidores municipais sobre “Quesito Raça/Cor/Etnia”

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, retomará nos próximos meses, a qualificação dos servidores municipais considerados ‘de porta aberta’, de atendimento à população, com relação ao “Quesito Raça/Cor/Etnia’.

Agora será a vez dos funcionários da Secretaria Municipal de Educação passarem por este treinamento, que atende a uma determinação federal. Esse compromisso com o munícipe, se enquadra nas diretrizes propostas pela Organização Mundial de Saúde e também contribui com o Programa Cidade Saudável, sendo parte integrante das muitas ações intersetoriais do programa, que visa elevar a qualidade de vida e bem-estar da população.

A subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos Girlaine Dias explica que este trabalho atende ao Programa “Cidade Saudável” e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente no Objetivo 10, de “Redução das desigualdades no interior dos países e entre países”. Um dos itens do Objetivo 10 fala em, até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

Cidade Saudável

O Programa “Cidade Saudável”, por meio de um comitê com dez secretarias sociais participantes, visa estimular ações em prol do favorecimento da qualidade de vida e do bem-estar da população, disseminando e fortalecendo as ações existentes em diversas secretarias municipais e promovendo novas ações

As principais diretrizes para o desenvolvimento dos trabalhos do comitê são norteadas pela missão, visão e valores, por meio de indicação de forma participativa entre os seus membros.

Quesito Raça/Cor/Etnia’

“Alimentar os sistemas de forma correta e orientar os serviços sobre a importância do preenchimento do ‘Quesito Raça/Cor/Etnia’, nos possibilita um melhor atendimento a toda população, além de melhorar a aplicabilidade dos recursos, pois estes indicadores norteiam as políticas públicas”, destaca a subsecretária Girlaine Dias.

Ela ressalta que, apesar de todos termos os mesmos direitos, “nem sempre conseguimos incluir todas as pessoas de maneira igual. É preciso considerar as particularidades, entre grupos de indivíduos, para não cometer injustiças”, disse Girlaine.

Lutar contra as desigualdades, contra a falta de oportunidades e contra as discriminações, são políticas que buscam, não somente a igualdade, mas também a equidade. “Precisamos atender o munícipe de forma tranquila, e que ele entenda a importância desta pergunta”, explicou.

Legenda: Qualificação sobre o ‘Quesito Raça/Cor/Etnia’ reuniu servidores no auditório da prefeitura