Prefeitura de Jacareí promove ‘Dia de Campo’ e lança novo programa ‘Circuito Terras Históricas’ para criação de rotas rurais

Para promover e incentivar o turismo rural em Jacareí, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançou na sexta-feira (26), na Fazenda Reserva Mário Vieira, no bairro Jardim Colinas, o programa ‘Circuito Terras Históricas’.

O objetivo é criar um circuito rural, para atrair os turistas. Para isso, será feito um levantamento do patrimônio cultural, histórico e natural de Jacareí, criação de rotas e, também, sinalização turística, para facilitar o acesso, seja para carro ou ciclistas que frequentem os locais.

O evento, que foi realizado em parceria com o Sindicato Rural, Sebrae e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), contou com a participação de aproximadamente 100 proprietários de áreas rurais da cidade, empresários e autoridades municipais.

No local, o público presente participou de palestras do Sebrae, Comtur (Conselho Municipal do Turismo), ‘Agência Receptiva Jacarehy Turismo’, sobre o perfil do turista que visita a cidade, e também da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, sobre as ações que são realizadas para promover a segurança no campo.

A partir do encontro, será realizada uma consultoria do Sebrae com todas as propriedades, para preparar os empreendedores rurais a receber o turista. Entre essas áreas, há locais com potencial para pesqueiros, alambiques, além de espaços para prática de esportes e contato com a natureza, que podem se tornar aptos a receber turistas que buscam esse tipo de turismo.

Rotas Rurais

O ‘circuito modelo’ será iniciado com a rota entre os bairros Campo Grande e Bom Jesus, que, futuramente, será ampliado para toda a região rural, como é o caso da Estrada do Pinhal, Remedinho, Pagador Andrade, São Benedito Fógio (Lagoinha), entre outros.

“Fundada no século XVII, Jacareí tem muita história para contar. Temos raízes com o ciclo do café e estamos localizados no coração do Vale do Paraíba, próximos à capital e boas estradas. Além das magníficas belezas naturais das represas e do Rio Paraíba, a cidade tem uma forte vocação para o turismo, setor importante para geração de emprego e renda”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, Luís Fernando Massari.

Legenda: ‘Dia de Campo’ foi realizado em uma fazendo no bairro Jardim Colinas