Prefeitura de Jacareí inaugura Ponte Governador Mário Covas na próxima quinta-feira (12)

Parte da área onde foi construída a ponte foi doada ao município na década de 90, pelo então governador Mário Covas

Após mais de 40 anos de espera, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, irá inaugurar a terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul (entre as Avenidas Malek Assad e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco), denominada ‘Ponte Governador Mário Covas’. O evento será realizado na próxima quinta-feira (12), às 9h.

“A inauguração da nova ponte é um marco importante para a cidade. Este novo eixo viário, juntamente com a duplicação da Castelo Branco e a interligação da Davi Lino com o Parque Meia-Lua, reduzirá, significativamente, os congestionamentos na região central da cidade. Além disso, o tempo de deslocamento entre a Região Leste, a mais populosa, e a Oeste, onde se encontra a maior parte do parque industrial da cidade, também será menor”, explica o secretário de Governo de Jacareí, Celso Florêncio

A Ponte Governador Mário Covas e a Avenida Governador Mário Covas, que liga as avenidas Malek Assad e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, fazem parte do pacote de obras que serão realizadas para construção do Anel Viário. O objetivo é oferecer uma interligação viária direta entre as regiões Leste, Oeste e Norte, sem passar pela região central da cidade.

Mário Covas

A nova ponte, assim como a avenida que liga as avenidas Malek Assad e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, recebem o nome de Governador Mário Covas em homenagem ao político, que doou parte do terreno (12.950m²) ao município, que era de propriedade do Estado de São Paulo, para execução da obra, em 1998.

Sobre a Ponte

A ponte está inserida numa avenida de 970 metros de extensão em pista dupla, com duas faixas de tráfego. Ao longo de seu trajeto, a rede elétrica será subterrânea, com iluminação pública em LED e pista de ciclovia interligada com as demais e as novas ciclovias da cidade.

Além de obedecer a padrões modernos de mobilidade, acessibilidade, segurança e eficiência energética, uma das maiores preocupações do projeto foi a preservação ambiental do Rio Paraíba do Sul e suas matas ciliares, patrimônio natural de Jacareí.

Assim como as demais obras do município, a implantação da nova ponte atende a rigorosos critérios de qualidade ambiental, conforme atestado pelos órgãos estaduais e federais competentes, como a CETESB, responsável pelo licenciamento ambiental, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

História

Há mais de 40 anos, a população de Jacareí vem debatendo sobre a necessidade de se construir uma nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, no perímetro urbano, como forma de oferecer alternativa viária aos motoristas que precisam atravessar a cidade, sem passar pela região central.

A localização da obra foi tratada já na década de 1990, com a doação da área de propriedade do Estado de São Paulo para a Prefeitura de Jacareí. A construção da terceira ponte, inclusive, está prevista no atual Plano Diretor da Cidade (Lei Complementar Municipal nº 49/2003).

Desde então, o projeto vem sendo desenvolvido ao longo de diversas administrações, sendo efetivado neste momento.

Investimento

A construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul integra o conjunto de obras e intervenções previstas no Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), que estão sendo financiados com recursos do contrato de financiamento externo firmado entre o Município e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), num total de US$ 60 milhões.

Legenda: Imagem aérea da Avenida e da Ponte Governador Mário Covas