Mário Covas

Nascido em 21 de abril de 1930 na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo, Mário Covas Júnior era filho de Mário Covas e Arminda Carneiro Neto. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, Covas, exerceu a profissão até 1961, quando decidiu dedicar-se à vida política. Foi prefeito da cidade de São Paulo, deputado federal por três vezes, senador e governador do Estado de São Paulo por dois mandatos.
Como governador de São Paulo, em 1990 ele doou parte do terreno onde hoje ficam a Avenida e a ponte Mário Covas, em Jacareí, que ligam duas das principais regiões de nossa cidade.
Carinhosamente conhecido entre familiares e amigos próximos como “Zuza”, Covas se sentia à vontade tanto na escrivaninha de seu gabinete quanto na mesa de qualquer boteco. Sua maneira de administrar era sempre “com cabeça de engenheiro e coração de político”, o que o permitiu muitas vezes pegar uma administração quebrada e “arrumar a casa”, antes de sair realizando obras grandiosas. Sua imagem ficou muitas vezes marcada pelo mau-humor, teimosia e austeridade, o que lhe custaram algumas derrotas políticas. Seus maiores adversários, porém, foram as doenças. 
 
Após superar infartos, infecções e cirurgias, no dia 6 de março em 2001, Covas, perdeu a luta para um câncer na bexiga. De acordo com seu filho, Covas Neto: “Ele nunca se deixou abater pela doença. Lutou até quando suas forças permitiram trabalhar”.
Por todo o trabalho que realizou e pelo significado que tem na política do país, Mário Covas transcendeu a esfera pública para deixar seu nome marcado na história.