Prefeitura de Jacareí entrega mural e Monumento aos Abolicionistas na Praça da Independência

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, realizou na última sexta-feira (23), a solenidade de entrega do Monumento aos Abolicionistas de Jacareí, representando o fim da escravidão, na Praça da Independência, no São João, conhecida como Largo da Liberdade. O monumento, com as correntes quebradas, marca no tempo e no espaço, o local onde os escravizados de Jacareí foram libertos no dia 18 de Março de 1888.

A escritora de Jacareí, Olivia Maria Moreno

O destaque do evento foi a presença de duas, das sete pessoas que foram retratadas em uma pintura muralista, na área externa da EMEF Barão de Jacareí, que foi realizada por artistas do projeto Negro Muro. A escritora de Jacareí, Olivia Maria Moreno, moradora do Veraneio Ijal, que publicou seu primeiro livro aos 60 anos, e Ismael de Moraes, “Mestre Seu Nego”, representando a cultura popular e o Moçambique, agradeceram a todos pela homenagem.

Ismael de Moraes, “Mestre Seu Nego”

Uma equipe de atletas do professor Paulo Graça também prestigiou a cerimônia, além de autoridades municipais e vereadores. A subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos, Girlaine Dias, destacou a importância de demonstrar este respeito ao afro-brasileiro, “pelo povo preto de Jacareí”. Lembrou ainda a terceira edição do livro ‘Abolicionismo’, “um dos livros mais importantes da Biblioteca Nacional, que conta esta história, e foi relançado este ano pela Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos. A gente ressignifica que somos amor, resgate e afeto. É a nossa raiz sendo contada”, completou.

Revitalização

O espaço foi totalmente revitalizado, para receber este projeto de resgate da memória do município, em que a história conta que neste local, no dia 18 de março de 1888, aconteceu a festa da libertação dos últimos negros escravizados da cidade.

No muralismo, foram inseridas imagens de afeto e símbolos históricos, que representam parte das raízes culturais do município, em especial aquelas de origem afro-brasileiras. A praça recebeu também obras de acessibilidade, melhoria do piso com calçamento novo na frente à escola, além de iluminação de LED, instalação de lixeiras, pergolado e um jardim de Camélias.

Livro Abolicionismo

A história da abolição em Jacareí é relatada por Antônio Gomes de Azevedo Sampaio, farmacêutico e escritor português em seu livro “Abolicionismo”. Escrito em 1890, e relançado em março pela Prefeitura de Jacareí, trata-se de um importante registro histórico para compreender os processos da escravização no Vale do Paraíba, em especial, na cidade de Jacareí.

O livro traz os relatos do autor em primeira pessoa e, a partir de sua visão somos colocados dentro da história, que conta causos, personagens históricos e consequências que culminaram na festa de libertação do último escravizado de Jacareí, em 18 de março de 1888, antecipando em dois meses a data oficial que ocorreu em todo Brasil, no dia 13 de maio de 1888.

Conheça o Abolicionismo em Jacareí, a festa da abolição, o monumento aos Abolicionistas, cada elemento do mural, e o livro, neste link

Legenda: Jacareí inaugura monumento e mural homenageando movimento abolicionista no município, na Praça da Independência