Prefeitura abre licitação de três obras de drenagem urbana na Região Oeste para contenção de enchentes

Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, publicou no último Boletim Oficial do Município, o edital de licitação pública internacional de projetos complementares e execução de três obras de drenagem urbana na Região Oeste do município, para contenção de enchentes.

O projeto consiste em serviços de macrodrenagem (canalização) do córrego afluente da sub-bacia do Córrego do Tanquinho, que vai resolver de vez com os problemas de décadas da Avenida Diogo Fontes, (Cidade Nova Jacareí), Condomínio Stellarium Domus (Esperança) e Jardim São Luiz

Estes trechos da região Oeste, considerados críticos, encontram-se em três dos afluentes do córrego do Tanquinho. O primeiro, da avenida Diogo Fontes, tem extensão de 495 metros.

O segundo, paralelo à Av. Lucas Nogueira Garcez, no Condomínio Stellarium Domus, tem extensão de 346 metros, desembocando no córrego da Rua Diogo Fontes. Já o terceiro, situado no bairro Jardim São Luiz, possui extensão de 670 metros. Outro trecho que também será beneficiado é onde está localizado o Bunkyo – Associação Cultural e Desportiva Nipo-Brasileira de Jacareí (Esperança).

“Todos estes trechos apresentam deficiência no escoamento das águas pluviais, pois a calha natural é insuficiente para dar vazão pelos sistemas de drenagem dos bairros lindeiros. Estes locais constantemente sofrem com alagamentos nos períodos de chuva, sendo necessária a sua canalização, para conter as cheias”, explicou o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio.

O projeto prevê ainda a canalização dos córregos afluentes, que será realizada em sistema de “gabião”, com suas travessias executadas em aduelas de concreto armado, que irão atribuir as condições apropriadas para aumento e melhoria do escoamento.

Todos os projetos executivos e as obras de canalização dos córregos, do Tanquinho e de seus afluentes, serão financiados pelo CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Legenda: Serviços de macrodrenagem serão realizados na Bacia do Córrego do Tanquinho