Prefeita mirim! Jovem toma posse e assume cargo de ‘prefeita por um dia’, em Jacareí

Cerimônia é realizada anualmente no município, desde 1979, empossando prefeito e presidente da Câmara Municipal mirins

A cerimônia de posse da prefeita e da presidente da Câmara mirins, em Jacareí, aconteceu na manhã de terça-feira (11), no plenário da Casa Legislativa Municipal. O evento é realizado desde 1979 na cidade, com objetivo de proporcionar a experiência dos jovens se tornarem prefeitos e presidentes da Câmara por um dia.

A presidente da Câmara eleita foi a aluna do colégio Univap, Clara Marques Cavaleiro. Já a prefeita eleita foi Isabela Aparecida Alves de Souza, aluna do Colégio Antônio Afonso, inscrita pelo CAPS IJ (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil). Todo o processo de inscrição das candidaturas e eleição é organizado pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente).

“Hoje é um dia muito especial para mim, que certamente ficará guardado na minha memória por toda a minha vida. Agradeço a todos os presentes, principalmente minha mãe e minha avó, e, também, ao pessoal do CAPS, que há mais de um ano está me acompanhando e ajudando com o diagnóstico do autismo. Aproveito a oportunidade para falar da importância da inclusão e, também, encorajar crianças e adolescentes, ressaltar que todos somos capazes de correr atrás dos nossos sonhos”, disse a prefeita Isabela, em seu discurso de posse.

Prefeita por Um Dia

Ao longo do dia, Isabela conheceu a estrutura da Prefeitura e apresentou algumas de suas propostas, debatidas previamente com seus colegas de escola, ao Prefeito Izaias Santana e à vice-prefeita Rosana Gravena. A prefeita mirim também visitou o MAV (Museu de Antropologia do Vale do Paraíba) e o Viveiro Municipal ‘Seo Moura’.

Prefeito e Presidente da Câmara Mirins

A cerimônia de posse do ‘Prefeito por um dia’ e ‘Presidente da Câmara por um dia’ em Jacareí foi instituída em 1979, por meio da Lei Municipal 1900, de autoria do então vereador Adilson Arice. Atualmente, a lei vigente é a de número 4.793/04, em conjunto com o Decreto Legislativo 216/04.

Legenda: Jovem toma posse e assume cargo de ‘prefeita por um dia’, em Jacareí