Praça ‘Dito Preto’ reúne moradores e amigos do homenageado em inauguração

Benedicto Emílio Dias, o ‘Dito Preto’, foi o homenageado na inauguração da praça no Jardim Didinha, que levou o seu nome, em evento realizado na última sexta-feira (18). A homenagem da Prefeitura de Jacareí ao ‘Dito Preto’, na Rua Santa Izabel, nº 11, reuniu amigos desse ilustre morador (que cavalgava pelas ruas com a sua vestimenta de vaqueiro), além de moradores do bairro.

O secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio, falou da necessidade de revitalização urbana e pequenas intervenções na cidade. “A prefeitura quis dar uma ‘nova cara’ para essa área, levando uma externalidade positiva, na figura do Dito Preto, que representa o resgate de toda uma cultura afro no município”, disse.

A subsecretária de Igualdade e Direitos Humanos de Jacareí, Girlaine Dias, enfatizou que era uma alegria imensa estar naquele local, acompanhando o desejo daquela comunidade e colocando em prática tudo o que pode ser feito junto: “lembrando o Dito Preto, e reconhecendo a religiosidade cultural e esportiva. Construindo uma política pública juntos. Assim apropria-se e cresce”, falou.

Nosso Quintal

A moradora do bairro e incentivadora da revitalização da praça, Dani Dias, disse que chorou muito quando viu a placa e a pintura do mural. Agradeceu a comunidade. “Usem este espaço como se fosse o quintal da casa de vocês. O Dito Preto pensava no coletivo. Cuidem desta praça com muito carinho”, frisou.

As obras de revitalização desta nova área de lazer iniciaram-se em setembro do ano passado, com o custo de R$ 128.006,51, provenientes do Fundo Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano. O novo espaço tem acessibilidade, com rampas de acesso aos cadeirantes na calçada e piso tátil em todo o trajeto acessível das novas calçadas.

O local tem, ainda, academia ao ar livre, para atender às reivindicações dos moradores do bairro. São cinco aparelhos diferentes, oferecendo à população, uma maior diversificação de atividades físicas. Tem, também, uma área de convívio, com a implantação de um conjunto de pergolados, bancos, mesas e lixeiras, tornando a área mais aconchegante e agradável, para que o cidadão possa sentar e aproveitar o ambiente do parque.

Foi instalado um playground, com brinquedos como gangorra, gira-gira, labirinto e balança, além de um brinquedo com acessibilidade, possibilitando o deslocamento da cadeira de rodas. Foram instaladas luminárias de LED, que geram mais segurança e capacidade de uso noturno do espaço.

Todo o muralismo da praça foi feito pela Fundação Cultural de Jacarehy e assinado pelo artista Douglas Reis.

Legenda: Área de lazer do Jardim Didinha, que foi inaugurada na sexta-feira (18)