Por meio da LIC, coletivo lança Mapa do Viveiro de Jacareí

O projeto Ponto Verde no Mapa reforça potencial ecológico e turístico de umas das principais reservas de área urbana da região

Muita gente nem imagina que acerca de um quilômetro do Centro de Jacareí, existe uma importante reserva ambiental, que abriga diversas espécies de frutíferas nativas, além de vários tipos de animais e nascentes que ajudam no abastecimento do Rio Paraíba do Sul.

Toda essa riqueza, no coração da cidade, tem um nome: Viveiro Municipal Seu Moura. Localizado na Estrada Teófilo Teodoro Resende, 39, bairro Campo Grande. Além de ser uma reserva ecológica, o Viveiro também é um atrativo turístico e espaço para contemplação.

Com a proposta de divulgar e chamar a atenção para a importância da preservação do Viveiro Municipal Seu Moura, o grupo Invento Coletivo criou um mapa infográfico, cujas ilustrações foram feitas pelo artista plástico Raico Rafael, fundador do Coletivo e idealizador do projeto. Intitulado Ponto Verde no Mapa, o projeto é beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) com apoio institucional da Fundação Cultural de Jacarehy e Prefeitura de Jacareí e incentivo da empresa Suzano.

Foram impressos mais de 1500 exemplares em formato A1 (594×841), que serão distribuídos, gratuitamente, a partir desta quinta-feira (18), em alguns pontos da cidade. No Centro de Memória (Rua Alfredo Schurig, 300 – Centro), das 9h às 16h e no Viveiro Municipal.

O Mapa também tem sua versão digital. As ilustrações são acompanhadas de legendas com nomes e breves históricos, apresentando links e QR Codes para uma pesquisa mais completa. Além disso, foram criadas na versão on-line uma galeria de arte aberta e uma playlist de sons do Viveiro.

Para a criação do Mapa, o Invento Coletivo utilizou metodologias de trabalhos de mapeamentos participativos e da cartografia social, envolvendo a comunidade no processo de construção do traçado. Dessa forma, todo o processo de pesquisa, planejamento e validação teve como base o cruzamento de informações trazidas pela comunidade e de dados coletados por meio do geoprocessamento.

Foi a partir de pesquisas, entrevistas e enquetes populares, que iniciamos o processo de georreferenciamento de pontos no local, utilizando plataformas como Wikiloc, para a marcação de pontos de interesse, trilhas e perímetros no local”, explica a artista plástica Débora Pimentel, integrante do Invento Coletivo.

Invento Coletivo – Ponto Verde no Mapa do Viveiro é a continuidade de uma proposta que começou há 10 anos, sobre a iconografia de Jacareí e sua identidade. Em 2011, os artistas do Invento Coletivo mapearam e exploraram os diversos temas que a cidade oferece, produzindo os primeiros cartazes que retratam Jacareí com o projeto Cenas Transeuntes. Em 2015, com o projeto Fogos Rastros e Folias foram distribuídos 1500 mapas ilustrados de Jacareí em formato A0, indicando pontos turísticos, festas religiosas, manifestações culturais e mestres da cultura. Em 2017, o grupo lançou o livro Invento Compilado com cerca de 320 ilustrações sobre manifestações culturais de Jacareí.

Realização – O projeto foi beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) de 2019, com apoio da Fundação Cultural de Jacarehy e Prefeitura Municipal. O incentivo foi da Suzano. Segundo o coordenador de Desenvolvimento Social da empresa, Israel Batista Gabriel, é gratificante apoiar uma iniciativa que une arte e preservação ambiental. “A Suzano apoia desde 2005 a realização de projetos da LIC em Jacareí. Neste período, tivemos a satisfação de levar até as comunidades iniciativas inspiradoras que valorizam as tradições culturais da nossa região e incentivam as mais diversas manifestações de arte, conclui.

Legendas – Divulgação do Ponto Verde no Mapa, grupo Invento Coletivo durante trabalho no Viveiro Municipal, Ponto Verde no Mapa no Centro de Memória (local de distribuição) e equipe do Invento Coletivo (Raico Rafael, Débora Pimentel e Alan Tomé) após colagem do Mapa na entrada do Viveiro Municipal, realizada nesta quinta-feira (18)