População pode conferir resultados dos ODS do município por meio do “Observatório ODS-Jacareí”

A população pode conferir a partir de agora todos os resultados dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, no município, por meio do “Observatório ODS-Jacareí” de dados, no site da prefeitura. A Agenda 2030 tornou-se a principal referência na formulação de políticas públicas para Governos em todo o mundo.
O Observatório ODS – Jacareí é alimentado por informações e dados geridos pelas próprias áreas da Administração Direta e Indireta. É uma política pública que tem por objetivo trazer transparência e apresentar à população jacareiense, os resultados de destaque que visam à promoção do desenvolvimento sustentável no âmbito social, ambiental, econômico e institucional.
“O Observatório ODS Jacareí é uma ferramenta inovadora que proporciona transparência às ações e aos projetos do poder executivo e ainda representa um compromisso por uma Jacareí cada dia mais humana, inclusiva e sustentável, para a geração atual e para as gerações futuras”, destaca Thiago Prado, diretor geral de Gabinete da Prefeitura de Jacareí.
As informações são apresentadas por eixos, para facilitação da leitura e interpretação dos dados. Seus indicadores possuem a coloração do seu principal ODS atingido, lembrando que os ODS são integrados e indivisíveis, o que naturalmente fará o indicador ter interface com mais de um eixo ODS e com a área envolvida.
O Observatório ODS Jacareí faz parte do Programa de Implementação da Agenda 2030, que reúne 574 Indicadores/Métricas monitorados, 21 Macro áreas envolvidas, 66 Diretorias envolvidas e 237 Programas/ Projetos alinhados.
Confira alguns dados do Observatório ODS Jacareí:

• 99,5% da população atendida com abastecimento de água em Jacareí no período de 2021 – ODS atingidos: 3, 6, 9, 10, 12, 13, 14,15 e 16
  • Jacareí fica em 3º lugar com o Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030 junto ao prêmio do Instituto Cidades Sustentáveis, que reconhece as boas práticas municipais e que avançam com a Implementação da Agenda 2030. ODS atingidos: 16 e 17
  • Foram inauguradas 9 novas creches em Jacareí no período de 2018-2023 – ODS atingidos: 4, 8, 10 e 16
  • Foram 57.905 unidades de mudas plantadas em Jacareí durante o período de 2017-2023 – ODS atingidos: 3, 11, 13, 14, 15 e 16

Legenda: Inauguração de novas creches fazem parte dos dados do Observatório ODS-Jacareí