Participação Social! Jacareí registra mais de 780 participações nas ‘Leituras Comunitárias’ para revisão do Plano Diretor

Em 26 encontros das ‘Leituras Comunitárias’, para revisão do Plano Diretor, iniciadas em 15 de março, foram registradas 33 participações, para cada grupo de 10 mil habitantes. Após estes encontros com a população de Jacareí, o resultado foi de um total de 788 participações presenciais nas Leituras.

São José dos Campos, maior município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, com população três vezes maior que Jacareí, registrou 11 participações a cada 10 mil habitantes, na mesma fase da revisão do Plano Diretor daquela cidade, realizada em 2017. Em outra comparação, o município de Campinas, com população cinco vezes superior à de Jacareí, registrou quatro participações a cada grupo de 10 mil habitantes em 2017, também durante a mesma fase da revisão do Plano Diretor daquele município.

“É possível dizer que tivemos o maior processo de participação social já registrado no interior paulista nos últimos anos, levando-se em conta nossa população e o número de pessoas que compareceram aos eventos”, ressalta o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio de Souza, coordenador do Conselho Gestor de Revisão. “Isso é resultado do trabalho sério e comprometido que vem sendo realizado pela equipe técnica da Prefeitura, pelo Conselho e pelos movimentos e entidades sociais, que vem mobilizando ativamente suas bases”, afirma o secretário.

Fase da Revisão

As Leituras Comunitárias representam a fase da revisão do Plano Diretor municipal em que são coletadas as informações com a população sobre os principais problemas, potencialidades e sugestões para os bairros em que moram e para a cidade como um todo.

O processo segue com a metodologia proposta pela equipe de professores de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Univap, responsável pelo suporte técnico nos trabalhos da revisão. Após a finalização das Leituras, os dados levantados com a população serão compilados e analisados por equipes da FATEC, com supervisão da UNIVAP.

Ao final, as informações serão utilizadas para a construção do diagnóstico final, que servirá para a elaboração de propostas do projeto de lei de revisão do Plano Diretor de Jacareí.

Leitura Comunitária Online

Os jacareienses que não puderam participar das Leituras Comunitárias presenciais, ainda podem contribuir com a revisão do Plano Diretor. Até o dia 12 de abril, estará disponível no site da prefeitura, na página do Plano Diretor, o link para o questionário digital, destinado à coleta de ideias e sugestões. Os dados do questionário online também integrarão a base de dados do diagnóstico final para revisão do Plano Diretor.

Legenda: Participantes das últimas Leituras Comunitárias, de revisão do Plano Diretor