Obras para nova Unidade Municipal de Saúde da Família no Jardim Esperança entram em etapa de fundação

Escutar áudio do texto

Espaço irá modernizar estrutura de saúde na atenção básica da região

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, deu início à etapa de fundação das obras de construção de uma nova Unidade Municipal de Saúde da Família (UMSF) no Jardim Esperança. Os trabalhos têm como objetivo modernizar e oferecer mais comodidade à estrutura de atenção básica oferecida para os moradores da região.

Os trabalhos no bairro tiveram início no segundo semestre de 2025, depois da empresa contratada para a construção concluir a análise do terreno e os demais trâmites necessários. O investimento, de R$ 3,2 milhões, é decorrente de contemplação de projeto municipal no programa “Novo PAC”, do governo federal.

A nova UMSF do Jardim Esperança irá contar com uma área construída de 567,53 m². O projeto prevê áreas como setor de consulta, sala de recepção e espera, consultórios gerais e odontológicos, sala de procedimento, de coleta, de vacinas, sala de curativos, sala para estocagem e dispensação de medicamentos, além de ambiente para esterilização e demais armazenamentos.

“Estamos acompanhando cada etapa da obra e confiantes em oferecer à comunidade uma unidade com estrutura mais adequada e confortável. É um investimento que será muito bem utilizado”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Rogério Costa Manso.

Novas unidades em andamento

Além da UMSF do Jardim Esperança, há obras em andamento para construção de novas Unidades Municipais de Saúde da Família no Jardim Luiza e no Parque Imperial. Outro bairro contemplado em breve será o Jardim do Marquês, cujo projeto foi aprovado pelo ‘Novo PAC – Seleções 2025’, dedicado à área da saúde.

“A atenção básica é a principal porta de entrada da população e um instrumento fundamental para prevenirmos problemas de saúde. Aperfeiçoar esse sistema é proporcionarmos mais qualidade de vida aos moradores”, acrescentou a secretária de Saúde, Aguida Fernandes.