Nova etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) contempla grávidas e puérperas, a partir de segunda (2)

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, avança em mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) na cidade. A partir de segunda-feira (2), mulheres grávidas e as que tiveram bebê nos últimos 45 dias (puérperas) poderão se imunizar contra a gripe no município.

O grupo das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade foi antecipado, e já começou a se vacinar no último sábado (30), quando foi realizado o ‘Dia D’ da campanha. Além delas, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde também já podem procurar a unidade de saúde mais próxima.

A vacina é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades Municipais de Saúde da Família (com exceção da UBS Central), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É preciso levar um documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação. Confira o endereço das Unidades de Saúde clicando aqui.

Influenza (H1N1)

A gripe, causada pelo vírus da Influenza, é uma infecção aguda que afeta o sistema respiratório e tem grande potencial de transmissão. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença, que pode levar a complicações graves e até a morte.

Calendário de Vacinação Contra a Gripe

4 de abril: idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde.

2 de maio: gestantes e puérperas; crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade (público antecipado!).

9 de maio: indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades.

16 de maio: forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Sarampo

Também a partir de segunda (2), todas as unidades de saúde estarão aplicando a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Poderão se vacinar todas as crianças acima de seis meses a menores que cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), além de profissionais da saúde que ainda não têm duas doses da vacina.

Legenda: Campanha de vacinação contra a gripe, ampliada para um novo público