Moda em alta! Estudantes participam de curso de corte e costura, em Jacareí

Escutar áudio do texto

Ao todo, foram mais de 700 inscritos para a qualificação gratuita, que é realizada na carreta móvel

Com a linha na mão e atentos às novas peças que estão sendo produzidas, 60 alunos de Jacareí participam do curso de corte e costura, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o programa Via Rápida, do Governo do Estado de São Paulo.

As aulas são ministradas na carreta móvel, localizada na Av. Nove de Julho – Centro, e as turmas foram dividas em três períodos: manhã (das 8h às 12h10), tarde (das 13h às 17h10), e noite (das 18h às 22h10).

Os alunos estão aprendendo desde a preparação até o acabamento, a organizar o local de trabalho, preparar máquinas e amostras de costura, a operar máquinas de costura na montagem em série de peças do vestuário com os procedimentos técnicos de qualidade.

“Como eu aposentei e não quero ficar em casa, eu faço crochê e, às vezes, preciso costurar alguma peça. O que eu fazia ‘a olho’, agora, com o curso, eu sei a técnica certa”, disse a estudante Ana Mercedes.

Enquanto alguns alunos já têm certo conhecimento na área, outros estão começando do zero, como é o caso do Ezequiel Beltran. “Eu nunca tive nenhum contato com costura antes, mas como tinha curiosidade, decidi fazer o curso e estou gostando bastante”, contou.

Novas Turmas

A previsão é que o grupo de 60 alunos finalize a qualificação de corte e costura e receba o certificado na próxima semana. A carga horária total é de 80 horas. Após esse período, uma nova turma iniciará o curso.

Devido à grande procura, que ultrapassou a marca de 700 inscritos, haverá novas turmas em outubro. Os próximos alunos serão selecionados na lista de espera, feita pelo Governo do Estado, seguindo os critérios socioeconômicos.

“É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento dos alunos na costura e detectar habilidades que não conheciam. Dali, saem profissionais com boa base para criar uma linha de produtos e fazer renda”, afirmou Daniela Cambuzano, assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jacareí.

Legenda: Alunos participam do curso de corte e costura, em Jacareí