Mobilidade Urbana de Jacareí é destaque em evento internacional

Após meses de oficinas, apurações de dados, avaliações de projetos e seletivas técnicas, a cidade de Jacareí foi selecionada pelo programa internacional de cooperação técnica ‘Acesso Cidades’, como destaque na gestão da Mobilidade Urbana nacional.

O programa, coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos, do Brasil, pela Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad, da Espanha, pela Associazione Nazionale Comuni Italiani, da Itália, e pela União Europeia, incluiu o município entre as 10 cidades que irão representar o Brasil em uma missão internacional na Europa.

A missão da comitiva brasileira compreenderá as visitas às prefeituras e projetos de mobilidade das cidades de Roma, Genova e Turim, na Itália, e Barcelona, na Espanha, no período de 10 a 18 de novembro, quando haverá workshops, painéis, diálogos e networking.

O programa será encerrado na Feira Mundial de Mobilidade Urbana, em Barcelona, onde as principais soluções de trânsito, transporte e acessibilidade adotadas nas maiores cidades do mundo serão apresentadas por seus pesquisadores e fornecedores.

Acesso Cidades

O objetivo central do projeto é qualificar as políticas de mobilidade urbana como ferramenta para integração das políticas de desenvolvimento urbano sustentável e redução de desigualdades, por meio da troca de experiências entre municípios e de uma atuação multissetorial de caráter democrático.

O município de Jacareí será representado pelo secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, que administra a pasta desde 2017 e é, também, pesquisador da área como aluno do doutorado da Divisão de Engenharia Civil do ITA, em São José dos Campos. Todas as despesas da missão internacional serão custeadas pela União Europeia.

“Foi com grande responsabilidade que recebi esta convocação, para representar nossa cidade, pois é um momento histórico de reconhecimento internacional para Jacareí, e uma oportunidade de evoluirmos ainda mais neste quesito. Irei me dedicar ao máximo para trazer os melhores projetos e soluções para nossos desafios locais”, finaliza Edinho Guedes.

Legenda: Mobilidade Urbana de Jacareí é destaque em evento internacional