MAV participa da 21ª Semana Nacional dos Museus com programação para todos os públicos

O evento é coordenado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e acontece anualmente, em maio

A partir desta segunda-feira (15) até o próximo domingo (21), a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), por meio da Diretoria de Patrimônio, participa da 21ª Semana Nacional dos Museus.

O evento é coordenado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV).

A FCJ preparou uma programação especial para o evento. Serão realizadas duas palestras sobre definições da deficiência visual, exibição e debate sobre o documentário Gilda Brasileiro – Contra o esquecimento, atividades do projeto RetroGames Vale do Paraíba, apresentação do Coro Jovem de Jacarehy, entre outros.

Na última sexta-feira (12), já como ação educativa  e de divulgação, o MAV levou uma exposição itinerante para a Semana Cultural do Instituto Federal de Jacareí, reforçando o trabalho do museu no campus e promovendo um diálogo com alunos e interessados.

Confira abaixo a agenda completa da 21ª Semana de Museus, que acontecerá presencialmente no MAV, localizado na Rua Quinze de Novembro, nª143. Mais informações podem ser acessadas nos canais oficiais de comunicação da FCJ.

15/05, 9h e 14h
Palestra: Desvendando a deficiência visual
Com Mônica Gonçalves de Oliveira

A palestra terá como base a apresentação das definições da deficiência visual, causas, acessibilidade, recursos e terá uma vivência como encerramento.

17/05, 14h
Documentário: Gilda Brasileiro – Contra o esquecimento
Intrigada com histórias mal contadas da cidade de Salesópolis, a professora de química carioca Gilda Brasileiro descobre uma estrada clandestina usada por traficantes de escravos no século XIX. Engajada na investigação buscando documentos que comprovem sua pesquisa, ela realiza um curta sobre o passado que o município finge ignorar, ao mesmo tempo em que o diretor Roberto Manhães Reis procura em fotografias de Marc Ferrez, também do século XIX, novos detalhes sobre a escravidão no Vale do Paraíba.

18/05, às 19h
Palestra: Reflexão sobre o documentário Gilda Brasileiro – Contra o esquecimento
Com Gilda Brasileiro

A professora de química carioca, Gilda Brasileiro, é filha de pai afrodescendente e mãe judia-alemã. Ela pesquisa a história de uma estrada usada por traficantes de escravos no século 19 em Salesópolis, descobrindo novos detalhes sobre a escravidão no Vale do Paraíba. Esta pesquisa deu origem a um documentário denominado Gilda Brasileiro – contra o esquecimento, e é sobre este trabalho ímpar que a palestrante vem discorrer.

20/05, 9h às 16h
RetroGames Vale do Paraíba
Criado em 2016, o grupo  reúne colecionadores e entusiastas da cultura gamer de toda região metropolitana do Vale do Paraíba com eventos presenciais e nas redes sociais visando a preservação e fomentação da história dos videogames no Brasil.
09h – Abertura
10h15 – Documentário: LOADING…Nossos primeiros Jogos de Computador, de Carlos Bighetti e Marcus Garret
13h30 – Bruno Henrique: apresentação musical sobre a história dos games, desde o Nintendinho ao Playstation 2

20/05, 9h às 16h
Feira de trocas

Feira de trocas e distribuição de mudas de plantas medicinais e temperos naturais em parceria com o Núcleo Educação Ambiental (NEA), da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Jacareí.

21/05, 17h
Show: Influências do Tom
Com Coro Jovem de Jacarehy

O Coro Jovem de Jacarehy realizará a apresentação do show Influências do Tom,  encerrando a programação da Semana de Museus.

Legenda: Exposição Itinerante do MAV no IFSP de Jacareí