Mais de 550 pessoas já participaram das Leituras Comunitárias do Plano Diretor de Jacareí

Participação já é considerada uma das maiores registradas em eventos assim no interior de SP. Nesta segunda (28), os encontros ocorrem no Conjunto São Benedito e Parque Santo Antônio

Jacareí entra em sua última semana de ‘Leituras Comunitárias’, contabilizando uma participação expressiva da população nos eventos destinados à coleta de informações sociais para a revisão do Plano Diretor da cidade. Em 14 encontros realizados até aqui, 560 pessoas já participaram, de várias regiões do município. A finalidade das Leituras é levantar problemas e sugestões dos moradores, sobre os bairros em que moram e sobre a cidade como um todo.

O resultado já é superior ao registrado em revisões de Plano Diretor de municípios de porte maior, como Campinas, com população de 1,2 milhão de habitantes, e que contabilizou 531 participantes durante todo o período de realização das Leituras Comunitárias locais.

Em Jacareí, ainda restam 12 encontros para serem realizados durante esta semana, em diferentes bairros da cidade. “A população vem comparecendo em peso nas Leituras Comunitárias. Estamos felizes com o engajamento das pessoas neste processo tão importante para o planejamento urbano da cidade”, ressalta o coordenador do Conselho Gestor da Revisão do Plano Diretor de Jacareí, Celso Florêncio de Souza, secretário de Governo e Planejamento do município.

No último sábado (26), foram realizadas Leituras nos bairros Primeiro de Maio e Jardim Colônia, com comparecimento de quase 100 pessoas aos eventos. Durante as discussões, moradores apresentaram suas ideias quanto aos problemas dos bairros, além de reclamações e sugestões de melhoria para os próximos anos.

Participação Social Expressiva

A população vem comparecendo em peso em cada etapa da revisão do Plano Diretor da cidade. Na eleição para o Conselho Gestor de Revisão, realizada em novembro de 2021, quase mil pessoas foram às urnas para eleger os membros da sociedade civil, que hoje compõem o Conselho Gestor.

“Ainda restam 12 reuniões. Acredito que a participação dos jacareienses será ainda maior nesta fase final das Leituras. Para uma cidade de porte médio, trata-se de um resultado extremamente expressivo. Os moradores de Jacareí estão dando uma lição de cidadania”, ressalta Celso.

Sobre a Metodologia

As Leituras Comunitárias representam a fase da revisão do Plano Diretor municipal, na qual são colhidas informações junto à população sobre os problemas e potencialidades dos bairros e da cidade como um todo. Os encontros são coordenados pelo Conselho Gestor, com apoio técnico da Prefeitura e supervisão metodológica da equipe de professores de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba.

Durante as leituras, os participantes são convidados a olhar para os mapas do bairro e da cidade, e identificar os problemas e ideias para uma Jacareí melhor, tanto do ponto de vista da comunidade local quanto do município. “Quanto mais as comunidades dos bairros e das regiões de Jacareí comparecem e se manifestam, melhor será o diagnóstico a ser construído, para fins de levantamento de ideias e propostas de revisão do Plano Diretor municipal”, ressaltam as professoras Lidiane Maciel e Fabiana Félix do Amaral e Silva, que integram a equipe técnica da Univap, responsável pela metodologia.

Questionário Online

As Leituras Comunitárias também estão sendo realizadas em formato digital. Quem quiser contribuir para a revisão do Plano Diretor de Jacareí basta acessar e responder o questionário online disponível na página do Plano Diretor. As respostas serão utilizadas na construção do diagnóstico final da cidade.

Agenda

Nesta segunda-feira (28), as Leituras Comunitárias ocorrem às 19h nos bairros Conjunto São Benedito, na EMEF Delly Gaspar dos Reis (Avenida Papa João XXIII, 95), e Parque Santo Antônio, na EMEF Tito Máximo (Praça Luís Sipúlio Filho, 81).

Na terça (29), às 19h, será a vez dos moradores dos bairros Parque Califórnia, na EMEI Antônio Lélis Vieira (Avenida Dr. João Vítor Lamanna, nº 72), e Campo Grande, na EMEF Adélia Monteiro (Estrada Municipal Eugênio Bicudo, nº 35).

Legenda: Moradores participam das Leituras Comunitárias, que estão chegando na reta final