Jovens da Fundação Casa de Jacareí fazem trilha no Viveiro Municipal

Cinco jovens e cinco funcionários da Fundação Casa de Jacareí visitaram o Viveiro Municipal na semana passada para participar da primeira trilha do ano no espaço de preservação ambiental, que possui 600 mil metros quadrados de área verde, no Campo Grande.

Na oportunidade, todos puderam conhecer as características do percurso, com o monitoramento do gerente do Viveiro, Marcos Avlis e do funcionário público Eliezer do Carmo Silva, que trabalha há 16 anos no local. O grupo percorreu a trilha por cerca de 2h30.

Foi uma experiência bastante interessante. Os jovens se comportaram muito bem e adoraram o passeio.”, disse o gerente.
Segundo Avlis, a iniciativa trata-se de uma medida socioeducativa determinada pela juíza que cuida desses jovens, além de ser um complemento de um trabalho de meio ambiente que eles estão desenvolvendo. No final da trilha, cada visitante ganhou uma muda de planta.
“No caminho da trilha nos refrescamos diretamente em uma das nascentes. Tenho certeza de que o passeio marcou a vida desses jovens. Outros internos devem fazer a mesma trilha e poderão conhecer e contemplar toda a paisagem do viveiro”, disse Avlis.

O Viveiro Municipal fica na estrada Theófilo Teodoro Rezende, 39, no Campo Grande, a cinco minutos do centro. Mais informações pelo telefone 3953-3917.

Recuperação – O viveiro vem recebendo uma recuperação total da Secretaria de Meio Ambiente, desde o início do ano. Já foram retirados até agora cerca de 20 caminhões de entulho e 20 caçambas, com madeiramento velho, ferragens e plásticos, que foram todos encaminhados para a Cooperativa de Reciclagem de Jacareí.

No momento o viveiro está fechado para visitação até o término dos trabalhos de limpeza, com a retirada de todo tipo de lixo. “Um cuidado importante que tivemos foi a devida separação e destinação do que poderia ser reciclado, servindo de exemplo para a população”, concluiu o gerente.

(Marta Fernandes/PMJ)