Cinco adolescentes, sendo três egressos e dois que ainda cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação CASA, assinaram, nesta quarta-feira (3), o contrato para trabalhar como aprendizes na Prefeitura de Jacareí. Os jovens devem atuar nas secretarias de Assistência Social, Esportes & Recreação e Segurança e Defesa do Cidadão.

A medida faz parte de um termo de cooperação interinstitucional realizado entre a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, com o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (MPT-15), que prevê a união de esforços para a inclusão de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e daqueles em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em programas de aprendizagem municipais.

“Gostaria de desejar boa sorte a esses jovens. Esse momento é muito significativo para nós, de gerar oportunidades, e, por isso, agradeço todo o empenho da Dra. Jacqueline Navajas, promotora da Infância e Juventude em Jacareí, que foi fundamental para que esse projeto saísse do papel. Desejo a todos vocês, adolescentes e familiares, muita felicidade nessa nova oportunidade”, disse a secretária de Assistência Social de Jacareí, Patricia Juliani.

Primeira Oportunidade

Os jovens vão atuar, na prática, como aprendizes em setores da Prefeitura de Jacareí, mas sendo contratados diretamente por empresas da cidade que, apesar de serem obrigadas a cumprir a cota para contratação de aprendizes, não têm condições de oferecer o trabalho prático em suas instalações.

“Foi uma grande luta, vencemos diversos preconceitos para que hoje vocês, jovens, possam estar aqui. Saibam que a responsabilidade é muito grande, vocês são os primeiros e vão abrir as portas para muitas pessoas que virão depois. Parabéns, abracem essa oportunidade e façam o seu melhor”, disse o diretor da Fundação CASA de Jacareí, Douglas Araujo de Souza.

Legenda: Jovens da Fundação CASA assinam contrato de aprendizagem no acordo entre Prefeitura de Jacareí e Ministério Público do Trabalho