Jacareí Rugby disputa final do Campeonato Brasileiro neste sábado (29), em Jacareí

Escutar áudio do texto
Formado na base, Carlos Rafael Moura (com a bola) é um dos atletas que estiveram em todos os jogos do Jacareí Rugby na temporada 2022. (Foto: Ícaro Leal)

No sábado (29), o Jacareí Rugby disputa a grande final do Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby na modalidade com 15 jogadores e organizado pela Confederação Brasileira de Rugby. A decisão acontecerá contra a Poli Rugby, de São Paulo (SP), às 14h, no Campo do Balneário, em Jacareí. A entrada é gratuita.

Para chegar na decisão, o Jacareí Rugby fez 12 jogos pelo torneio. Na primeira fase, fez parte do Grupo Sudeste, e conseguiu a terceira posição na chave com seis vitórias e quatro derrotas em dez partidas. Na fase final, os jacarés venceram o Curitiba e o Pasteur, ambos fora de casa, para chegar na finalíssima. Por outro lado, a Poli se classificou em segundo no grupo Sudeste e passou por Desterro e Farrapos para alcançar a decisão.

Essa será a primeira vez que o Jacareí Rugby disputará uma final de torneio nacional em seus domínios. Em 2017, quando foi campeão do mesmo torneio, a decisão aconteceu em Blumenau (SC). Nas conquistas dos três brasileiros de Sevens (modalidade olímpica), as taças foram disputadas e erguidas no Rio de Janeiro, duas vezes, e em Taubaté.

Histórico

Jacareí e Poli já se enfrentaram 19 vezes. São dez vitórias do Jacareí e nove dos politécnicos. Esse é o adversário que mais enfrentou o Jacareí Rugby em toda a história, superando o número de jogos contra o Pasteur (17) e o São José (16).  O 20º duelo entre os times será o 7º no Campo do Balneário. No local, os jacarés também levam vantagem, pois venceram quatro partidas contra apenas duas dos rivais paulistanos.

Os dois times também já se enfrentaram em finais no passado. A primeira decisão foi pela Taça Tupi de 2016 (Campeonato Brasileiro da 2ª divisão), com vitória do Jacareí Rugby, no Martins Pereira, em São José dos Campos (SP), por 14 a 12. A segunda foi pelo Campeonato Paulista 2017, com derrota dos jacarés no CepeUSP por 38 a 33.

O duelo entre ambos será entre o campeão Brasileiro de 2017 (Jacareí) contra o campeão Brasileiro de 2018 (Poli). Uma das duas equipes será bicampeã.

Maior Plantel da História

Em 2022, o Jacareí Rugby contou com a maior variedade de atletas da história do clube ao longo da campanha no Super 12. Ao todo, até o momento, o clube teve 52 atletas relacionados para duelos da equipe, sendo 39 deles com total formação na agremiação. Isso corresponde a 75% dos atletas da categoria adulta oriundos da cidade. Retirando o ano de estreia em competições nacionais, o ano de 2022 também contou com o maior número de atletas debutantes, sendo 24 caras novas no elenco.

Dos 17 jogos realizados neste ano, contando também o Campeonato Paulista, os atletas Carlos Rafael Moura e Leonardo Soares, da base do clube, são os únicos que atuaram em todas as partidas até o momento.

Outras Atrações

No sábado (29), além da grande final do Campeonato Brasileiro, também serão realizados duelos de Sevens entre categorias M15, M18, M15 Feminino e M13 Misto. As demais categorias infantis também participarão de um super treino. O clube também celebrará o aniversário de fundação da Associação Esportiva Jacareí Rugby, que completou 16 anos de existência no dia 19 de outubro.