Evento será realizado no dia 30 de junho, no Teatro Municipal Ariano Suassuna

O Conselho Municipal do Idoso (CMI), em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Jacareí, irá realizar, no dia 30 de junho, o ‘I Fórum de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa’. O evento é aberto ao público e, para participar, é necessário realizar a inscrição no próprio local.

O fórum recebe o tema ‘Violência ao Idoso – você também é responsável’, e tem na programação palestras e rodas de conversa, além de apresentações de dança e teatro. O evento será realizado das 13h às 17h, no Teatro Ariano Suassuna, localizado na Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595, no Parque dos Sinos.

“Infelizmente, ao longo dos anos, tem aumentado a violação da dignidade humana. Negligência e abandono são cenários frequentemente imputados aos nossos idosos, e, neste primeiro fórum, discutiremos a nossa responsabilidade na garantia dos direitos da pessoa idosa, ajudando, assim, na construção de uma sociedade mais justa e humana. É nosso dever coibir atitudes que violam esses direitos, compreendendo que a omissão também é uma forma de violência”, explica Márcia Santos, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Jacareí.

Conscientização

O Conselho Municipal do Idoso escolheu o mês de junho para realização do fórum, devido ao ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’, comemorado no dia 15. A data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.

Programação

• 13h – Abertura com apresentação dos conselheiros e fala da secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani, e do prefeito Izaias Santana
  • 13h30 – Apresentação de peça de teatro ‘Cia do Bom Humor’ – Espetáculo Café com Bom Humor
  • 14h30 às 16h – Roda de Conversa