Jacareí é a primeira cidade do país a receber prêmio IPA Brasil “Cidade Amiga do Brincar”

Jacareí recebeu na quinta-feira (20), o primeiro prêmio IPA Brasil com o Selo “Cidade Amiga do Brincar”, no Teatro Ariano Suassuna (Complexo Educacional Paulo Freire). O objetivo do evento é premiar cidades que realizam ações para promover, preservar e proteger o direito ao brincar livre.

A programação contou com as palestras “Elementos para construção de uma cidade amiga do brincar” e “O papel do adulto no brincar”, realizadas pela IPA Brasil, e com a apresentação das ações da Secretaria de Educação de Jacareí, para recebimento do Selo.

Durante todo o evento, os presentes participaram de brincadeiras para entendimento sobre o impacto do brincar e os momentos de troca. Estiveram presentes na cerimônia, além de autoridades municipais, a prefeita mirim Isabela Alves e as diretoras da IPA Brasil, Janine Dodge e Jessica Martins, e equipe.

Compareceram ainda: Ana Beatriz Silva e Bruna Nunes, da IPA Jovem; Belisa Pereira, diretora da organização; Anderson Maia, integrante da equipe IPA Brasil; os professores do Agentes do Brincar da IPA Brasil, Carla Salles, Carlos Sereno, Dafne Herrero e Iracema Pereira; e, via vídeo, Marilena Flores Martins, co-fundadora da IPA Brasil.

Na oportunidade, a secretária municipal de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, agradeceu a IPA e destacou a importância de Jacareí ser a primeira cidade do Brasil a receber o Selo. “É com alegria e responsabilidade que somos considerados referência para outros municípios”, disse. “Fico feliz de sermos agentes desta transformação”, ressaltou a secretária, informando os números do projeto. Foram 92 agentes e 80 capacitados nos 53 dias do “Brincar”, com a participação de um público de 949 pessoas, em todos os dias.

A professora formadora Dayse Carla da Silva Guimarães falou em nome das outras participantes do projeto. “Foi uma rica oportunidade viver o momento de brincar. A IPA proporcionou este presente em um momento importante em meio à pandemia”, completou.

Legenda: Entrega do Primeiro Selo “Cidade Amiga do Brincar”, promovido pela IPA Brasil