Jacareí é a 37ª colocada em ranking de competitividade que avaliou 415 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes

Escutar áudio do texto

Cidade avançou 15 posições em relação ao levantamento do ano anterior. Estudo analisou 65 indicadores

Jacareí é destaque em mais um ranking de avaliação de municípios do Brasil. A cidade ficou na 37ª colocação no ‘Ranking de Competitividade dos Municípios 2022’, em levantamento feito pelo CLP (Centro de Liderança Pública).

No final de junho, a cidade já tinha se destacado entre as 50 melhores país, em ranking divulgado pela revista ‘ISTOÉ’, que também levou em conta os municípios de grande porte do Brasil, em 2022.

37ª Colocação!

Jacareí foi a segunda melhor cidade do Vale do Paraíba no ranking e subiu 15 posições em relação ao ano anterior, colocando-se à frente de grandes cidades, como Rio de Janeiro, Londrina, Santo André, Recife, Campo Grande, Niterói, Uberaba, entre outras.

De acordo com a pesquisa, os potenciais do município indicam ótimos resultados no acesso à saúde (16ª posição), na sustentabilidade fiscal (21ª), no acesso à educação (66ª), no saneamento (67ª), na qualidade da saúde (77ª), na qualidade da educação (79ª) e na segurança (84ª).

“A pesquisa demostra o trabalho e o comprometimento do município em se consolidar com um dos melhores destinos para se investir e se morar no Brasil”, destacou o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

Levantamento

O estudo foi divulgado na terça-feira (13), e analisa a capacidade competitiva das 415 cidades com mais de 80 mil habitantes do país, que representam cerca de 60% da população brasileira. Elas são avaliadas a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos, e três dimensões: instituições, sociedade e economia.

Entre os pilares analisados, estão as áreas de inovação e dinamismo econômico, inserção econômica, educação, saúde, sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, telecomunicação, saneamento, capital humano, segurança e meio ambiente.

Essa é a terceira edição do ranking, que visa, por meio da divulgação dos resultados, melhorar a gestão das cidades e os serviços públicos, direcionar, de forma mais precisa, a atuação das lideranças públicas para planejamento do que é prioritário e ser uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem, de forma eficiente, o desempenho dos formuladores de políticas públicas, tornando-as efetivas e baseadas em dados e evidências.

Legenda: Jacareí está entre as 40 cidades mais competitivas do país, segundo ranking do Centro de Liderança Pública