Ranking coloca Jacareí entre as 50 melhores cidades do Brasil em 2022

Escutar áudio do texto

A análise foi sobre os municípios brasileiros que se destacam nos indicadores das áreas fiscal, econômica, social e digital

Um ranking divulgado no final de junho pela revista ‘ISTOÉ’ apontou que Jacareí está entre as 50 melhores cidades de grande porte do Brasil em 2022. O estudo, que é realizado pela ‘Editora Três’, em parceria com a Agência de Classificação de Risco de Crédito ‘Austin Rating’, avaliou os 5.565 municípios do país.

De acordo com o número populacional, as cidades foram divididas em pequeno, médio e grande portes – Jacareí ficou entre os municípios de grande porte, que são aqueles que têm mais de 200 mil habitantes. Dentro dessa divisão, foram analisados quatro indicadores: fiscais, econômicos, sociais e digitais, sendo que, em um deles (indicadores fiscais), Jacareí ficou entre as 50 melhores do Brasil, independentemente do porte dos municípios.

“O ranking só reforça a competitividade de Jacareí, seja pelo ponto de vista estratégico, das empresas instaladas no município e também dos jacareienses, que são o grande pilar desse resultado”, afirmou o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

Ranking Geral

No ranking geral entre as cidades de grande porte, considerando todos os segmentos, a cidade ficou na 50ª colocação, entre os 5.565 municípios do Brasil.

Indicadores Fiscais

Nos indicadores fiscais, Jacareí ficou na 34ª posição, registrando a melhor pontuação entre as cidades de grande porte do Vale do Paraíba. Além disso, o município também teve bons resultados em segmentos específicos analisados no ranking “Melhores cidades do Brasil 2022”. No subgrupo ‘Execução do Orçamento’ (grupo Indicadores Fiscais), Jacareí registrou a 48ª melhor pontuação, e ficou em 31ª no quesito ‘Capacidade de Pagamento’ (também dentro do grupo Indicadores Fiscais).

Indicadores Econômicos

No subgrupo ‘Comércio Exterior’ (entre os Indicadores Econômicos), o município também foi destaque em todo o país, obtendo a 31ª melhor nota.

Indicadores Sociais

Dentro dos Indicadores Sociais, no segmento ‘Geral’, a cidade ficou em 50º lugar. No segmento ‘Educação’ (grupo Indicadores Sociais), Jacareí ficou em 49º. Em ‘Responsabilidade Social’ (também no grupo Indicadores Sociais) ficou em 16º lugar. No segmento ‘Atenção ao Jovem’ (ainda no grupo Indicadores Sociais), o município se encontra na 43ª colocação.

Indicadores Digitais

Finalizando o ranking, Jacareí ficou na 44ª posição no segmento “Mobilidade Digital” (grupo Indicadores Digitais).

Legenda: Ranking coloca Jacareí entra 50 melhores cidades do país