Idosos do Viva Vida e Cras Sul prestigiam obra audiovisual de Dennis Carvalho

Escutar áudio do texto

Sessão de cinema na Sala Mário Lago foi gratuita

Nesta semana, nos dias 21 e 22, os idosos que utilizam os serviços do Viva Vida e Cras Sul, participaram da sessão de cinema especial com o filme de Dennis Carvalho “Clube da Esquina, os sonhos não envelhecem”. Cerca de 70 pessoas participaram do evento.

A sessão foi realizada pela Fundação Cultural de Jacarehy, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. O projeto é incentivado via PROAC (Lei de incentivo ICMS). Além de Jacareí, o filme passará por cerca de 40 cinemas em todo o Estado de São Paulo.

O projeto sociocultural, inédito, tem o objetivo de levar o musical para públicos que não possuem acesso a grandes espetáculos. A direção do espetáculo e da versão para as telas é de Dennis Carvalho. “É uma honra poder eternizar e dirigir este espetáculo que será exibido gratuitamente no Brasil.  O teatro na tela é um caminho de acesso importante para o Brasil e que, a partir de agora, quero fazer em todos os espetáculos que dirigir. É uma experiência nova, aos 74 anos, em um momento especial da minha vida e carreira”, conta.

Para Tiago Barbosa, o ator que interpreta Milton Nascimento, esta ação tem o poder de transformar por meio da cultura. “Eu vim de um lugar sem acesso, um dia fui eu que tive oportunidade de assistir algo que me inspirou e que me fez estar hoje aqui, interpretando um dos maiores ícones de nossa cultura. Hoje sou eu que tenho esta oportunidade de inspirar outras pessoas, através deste projeto, é muito emocionante tudo isso”, comenta.

A secretária de Assistência Social, Patricia Juliani, acredita que a parceria é fundamental para garantir todos os direitos dos cidadãos. “O acesso à cultura e ao lazer é um direito que deve ser garantido aos nossos munícipes. Agradeço a parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy”, expressou.

A gravação do espetáculo aconteceu no dia 4 de dezembro, em São Paulo, no Teatro Liberdade, que cedeu os direitos de arena, por se tratar de um projeto sociocultural. A produção audiovisual foi realizada pelo Grupo Prisma, MPV filmes e Manjubinha Filmes.

Sobre o musical

Apresentado ao mundo em 1972, no primeiro LP duplo do país, e considerado o melhor disco brasileiro de todos os tempos, a história de um dos marcos culturais da MPB, ganha versão teatral e na tela, com direção de Dennis Carvalho. Um espetáculo sobre amizade, sobre um movimento artístico que entrou para história. O Clube da Esquina trouxe um som inovador e transformador. O movimento conseguiu juntar em suas músicas diversas referências artísticas, de diferentes partes do Brasil e do mundo, e fazer algo bem distinto do que era produzido musicalmente na época. Segundo o diretor, o Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem é um musical brasileiro que também mostra a história de nosso país.

Baseado no livro “Os Sonhos não envelhecem – Histórias do Clube da Esquina”, de Márcio Borges, o musical fez sua turnê presencial. O Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem, teve sua temporada presencial no SESC Palladium / Belo Horizonte.

Legenda: Idosos participam de sessão de cinema, que foi realizada pela Fundação Cultural de Jacarehy, em parceria com a Secretaria de Assistência Social


LEIA MAIS