“Fique Sabendo”: campanha oferece testes rápidos de HIV e Sífilis nas unidades de saúde de Jacareí

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, a partir desta quarta-feira (1º), a campanha “Fique Sabendo”, de prevenção ao HIV/Aids e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O objetivo da campanha é atrair a população para realização da testagem rápida de detecção de casos de Sífilis e HIV, bem como conscientizá-la para prevenção e cuidados com as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além disso, haverá distribuição de preservativos femininos e masculinos, folhetos informativos e orientação direta realizada por profissionais de saúde em locais públicos da cidade.

“Essa é uma campanha muito importante para alertar a população sobre a prevenção e também do diagnóstico precoce, que é fundamental no tratamento dessas doenças. Aconselhamos para que todas as pessoas sexualmente ativas procurem uma unidade de saúde e realizem o teste”, explica a secretária de Saúde, Rosana Gravena.

A campanha “Fique Sabendo” é realizada todos os anos no dia 1º de dezembro, data conhecida como o Dia Mundial de Enfrentamento ao HIV/Aids.

Atendimento

A campanha será realizada em todas as Unidades de Saúde de Jacareí, e também na Casa do Abraço (Rua Purus, 79, Jardim Paraíba), das 7h às 16h, até o dia 10 de dezembro. Os testes são todos realizados gratuitamente. Clique aqui para conferir o endereço das 18 unidades de saúde.

Teste Rápido

O teste é realizado com a coleta de uma pequena amostra de sangue, que ao entrar em contato com um reagente, identifica a existência ou não das infecções no indivíduo. O resultado é conhecido em cerca de 30 minutos e informado ao paciente por um profissional de saúde capacitado, com sigilo garantido. Em 2020, a Secretaria de Saúde realizou mais de 23.700 testes de detecção de HIV/Sífilis em Jacareí.