‘Fique Sabendo’! Campanha oferece testes rápidos de HIV e Sífilis nas unidades de saúde de Jacareí

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando, até o dia 23 de dezembro, a campanha “Fique Sabendo”, de prevenção ao HIV/Aids e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). A ação faz parte da campanha nacional ‘Dezembro Vermelho’, realizada anualmente, devido ao Dia Mundial de Enfrentamento ao HIV/Aids.

O objetivo da campanha é atrair a população para realização da testagem rápida de detecção de casos de Sífilis e HIV, bem como conscientizá-la para prevenção e cuidados com as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além disso, estão sendo distribuídos preservativos femininos e masculinos, folhetos informativos e orientação direta, realizada por profissionais de saúde em locais públicos da cidade.

“É fundamental promover campanhas como esta. Alertar a população sobre a prevenção e, também, do diagnóstico precoce é importantíssimo no tratamento destas doenças. Vale ressaltar que todo o tratamento é realizado gratuitamente pelo SUS, então, aconselhamos que todas as pessoas sexualmente ativas procurem uma unidade de saúde e realizem o teste”, explica a secretária de Saúde, Rosana Gravena.

Onde Fazer o Teste

Durante a campanha ‘Fique Sabendo’, a população de Jacareí poderá realizar os testes rápidos de HIV/Aids e Sífilis em todas as 18 Unidades de Saúde do município, das 8h às 16h. Os testes também podem ser realizados na Casa do Abraço (Rua Purus, 79, Jardim Paraíba), das 7h às 16h.

Teste Rápido

O teste é realizado com a coleta de uma pequena amostra de sangue, que ao entrar em contato com um reagente, identifica a existência ou não das infecções no indivíduo. O resultado é conhecido em cerca de 30 minutos e informado ao paciente por um profissional de saúde capacitado, com sigilo garantido.

Dados de Jacareí

Em 2021, a Secretaria de Saúde realizou 11.801 testes de HIV/Aids em Jacareí, com mais de 40 casos diagnosticados. Mais de 700 pacientes estão vinculados ao serviço especializado do município – SAE/CTA – Casa do Abraço.

Legenda: ‘Fique Sabendo’! Campanha oferece testes rápidos de HIV e Sífilis nas unidades de saúde de Jacareí