Espetáculo Ubu Rei estreia na cidade de Jacareí

Escutar áudio do texto

Os absurdos do poder encenados de forma cômica dão vida ao espetáculo que traz Augusto Marin, como Pai Ubu, e a atriz Esther Góes, como a Mãe Ubu

No dia 16 de outubro, a cidade de Jacareí irá receber o espetáculo Ubu Rei, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, às 19h, com Augusto Marin, como Pai Ubu, e Esther Góes, como Mãe Ubu. Pela primeira vez na cidade, a peça teatral integra o Circuito SP, programa que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no estado de São Paulo por meio da circulação de apresentações por todo o estado, gratuitamente.

O espetáculo teatral, com duração de 1h20 minutos, é baseado no texto de Alfred Jarry, com direção de Armando Liguori Júnior e tradução e concepção de Augusto Marin. No elenco, Augusto Marin, como Pai Ubu, Esther Góes, como Mãe Ubu, Paulo Dantas, Armando Liguori, Fabricio Garelli, Juliano Dip e Natália Albuk. Mais atual do que nunca, o texto mostra como a ganância e a vaidade exacerbada são capazes de motivar a tomada do poder. Ubu, o protagonista, é um personagem inescrupuloso que beira o grotesco para alcançar seus objetivos. Manipulado pela esposa, Mãe Ubu, e amparado pelos próprios discípulos, decide matar o rei da Polônia para roubar a coroa. Em seguida mata os nobres, juízes e os financistas e trai seus próprios apoiadores.

“Ubu Rei é uma sátira sobre o poder, revela como são patéticos os tiranos. Eles jogam com o destino das pessoas como se fossem crianças brincando”, diz Augusto Marin, idealizador do projeto.

Ao chegar ao trono, Ubu se torna um tirano sanguinário, mas ingênuo e despreparado, o que leva a plateia ao riso. Essa é uma das principais características do trabalho de Alfred Jarry: encenar uma farsa que conduz à gargalhada diante da estupidez humana ao supor uma superioridade diante dos demais.

Segundo Armando Liguori, “estamos fazendo uma releitura contemporânea de Ubu Rei, de Alfred Jarry, pós-pandemia, trazendo referências sobre o Brasil, os artistas e o teatro. Para criar o espetáculo pesquisamos algumas versões de Ubu Rei, como: Ubu Rei, de 1896, Ubu Cornudo, de 1897, Ubu Acorrentado, Ubu sobre a Montanha e os Almanaques do Pai Ubu, escritos entre 1899 e 1901”, esclarece.

A linguagem do espetáculo baseia-se nas técnicas da comédia física e visual, no jogo dos atores, na Commedia Dell’arte, com música ao vivo, acrobacias, marionetes, elementos de HQs e dos jogos infantis. O público integra o espetáculo, representando o povo da Polônia.

Ficha Técnica:

Direção Geral: Armando Liguori JúniorTradução e Concepção: Augusto MarinElenco: Esther Góes, Augusto Marin, Fabricio Garelli, Juliano Dip, Natália Albuk Armando Liguori e Paulo DantasFotografia: Alexia MaríliaDiretor de Produção: Luciane OrtizDireção Musical: Sérvulo AugustoDiretor de Movimentos: Doria GarkCenários: Paulo DantasFigurinos: Aline BarbosaAdereços: Nani Catta PretaDesign de Luz: Andre LemesOperação de Luz: Agnaldo Nicoletti e Marco Antonio GuerreiroOperação de Som: Marco Antonio Guerreiro e Anderval AreiasProgramação Visual e Designer: Rony CostaAssessoria de Imprensa: Alessandra SiegelContrarregra: Max de Souza e Fábio DanielRealização: Commune e Marin Produções Artísticas

Legenda: Apresentação do espetáculo Ubu Rei. / Divulgação.