Escolas municipais recebem apresentações de ópera

Três escolas municipais receberão esta semana, um projeto piloto de apresentações da Associação Amigos da Ópera de Jacareí. A proposta da Secretaria Municipal de Educação é levar uma dinâmica musical e narrativa, com temas de compositores clássicos e populares, para os alunos do Ensino Fundamental.

O título do espetáculo é “Mozartiando”, com peças do renomado compositor austríaco Mozart, passando por Puccini, Villa Lobos e Lear. As peças são da ópera “As Bodas de Fígaro”, “Gianni Schicchi”, “La Boheme” e da opereta “A Viúva Alegre”, além das obras para piano, como “A Serenata” de Mozart e “O Cravo e a Rosa” e melodias de Villa Lobos.

Os artistas são todos jacareienses: Mariana Magatto – soprano; Tomás David -barítono; Raquel Bigarelli – pianista e Paulo Esper – narrador. As escolas que receberão as apresentações são:

Dia 11 às 10h: EMEF Professora Maria Tereza Ganassali de Oliveira

Dia 12 às 10h e 14h: EMEIF Prof. Luiz Carlos Maiola Couvre

Dia 13 às 10h e 14h: EMEF Silvio Silveira Mello Filho

A Associação Amigos da Ópera de Jacareí, criada em 2015, realiza um importante trabalho para a divulgação da música clássica e ópera, não somente em Jacareí, mas em diversas cidades do Estado, destacando-se o seu principal evento, o Festival Callas – Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, que anualmente reúne no município, grandes nomes internacionais, como membros do júri e cantores jovens selecionados de toda a América Latina. A empresa tem como característica o processo educativo em seus eventos, seja na divulgação da música, da ópera ou na formação de artistas, por meio de conversas e apresentações específicas para cada público-alvo.

A Ópera é uma obra de arte que mostra a integração do teatro e da música, além de ter elementos das artes visuais e do movimento/dança, desenvolvimento do currículo de Arte junto aos alunos, bem como com o processo de formação dos professores de Arte, que serão orientados sobre como abordar a experiência, com sugestões de atividades antes, durante e depois das apresentações.

Legenda – EMEF Professora Maria Tereza Ganassali de Oliveira recebe apresentação de ópera