Eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial reúne representantes da sociedade civil

No sábado (27), eleitores de Jacareí compareceram às urnas para definir os representantes da sociedade civil organizada, que vão compor o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR). Foram computados os votos ao longo das sete horas de votação, que ocorreu durante todo o dia, em seção eleitoral na Câmara Municipal de Jacareí.

Segundo informações da Comissão Eleitoral, responsável pela organização do pleito, a votação ocorreu de forma tranquila. Para votar, o eleitor apresentou, na seção eleitoral, o título eleitoral ou um documento oficial de identidade, como carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho.

A Eleição

Para garantir a confiabilidade da votação, a Prefeitura elaborou protocolos de procedimento, para evitar eventuais tentativas de fraude. No dia anterior à votação, as urnas de lona foram examinadas e lacradas em um ato público, que contou com a participação de representantes de entidades candidatas.

Durante a votação, foi utilizado um sistema de checagem dupla de eleitores, pelo qual era verificado se o eleitor estava regularmente inscrito em uma das seções eleitorais do município. A Comissão Eleitoral já deu início à contagem dos votos e o resultado será publicado em edição do Boletim Oficial do Município.

O Conselho

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial terá composição paritária, entre o Poder Público e a Sociedade Civil, e será constituído por 14 membros e seus respectivos suplentes, que serão nomeados e empossados com a formação de sete representantes do Poder Público Municipal e sete representantes da Sociedade Civil Organizada.

A eleição é para seis vagas habilitadas, distribuídas da seguinte forma: uma para o Movimento Negro, uma para a Organização Defesa das Mulheres, duas para Entidades Culturais nas Diversas Modalidades e duas para a Matriz Africana.

Legenda: A votação ocorreu na Câmara Municipal de Jacareí, no sábado (27)