Educação lança ‘Jacareí Conect@ndo ODS’ na segunda-feira (4)

A Secretaria Municipal de Educação lança na próxima segunda-feira (4), no Teatro Municipal Ariano Suassuna, o programa “Jacareí Conect@ndo ODS”, nas escolas municipais, que agora terá características regionais. Na solenidade, será apresentado o Currículo Municipal da rede.

O evento será dividido em três períodos, para cerca de 1.500 professores municipais das Creches ao Fundamental, divididos nos horários de hora atividade, às 8h30, às 13h30 e às 18h30. Terá a participação da consultora da elaboração do currículo, Maria Regina dos Passos Pereira, que tem graduação em Biologia, em Pedagogia, é mestre em Psicologia da Educação e doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Atualmente, Maria Regina coordena a elaboração do Curso de Estágio Probatório dos diretores recém-ingressantes da rede estadual paulista e faz parte do Comitê da Base Nacional Comum Curricular do Estado de São Paulo.

O evento terá também a participação de Wilson Namen, que também fará uma apresentação sobre as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Físico formado pela USP, questionador, pensador, atualmente é pesquisador do programa WASH, ligado ao CNPq. Wilson trabalha há mais de 20 anos com divulgação científica em grandes meios de comunicação. Apresenta atualmente e dirige o programa “Ciência e Cultura, vamos brincar?”, da Rede TVT. É autor dos livros “Almanaque Ciência em Show”, “Almanaque Ciência em Show – Biologia” e “Nau dos Mestres”.

ODS

“É importante que os professores se familiarizem com o assunto ‘ODS’. Já o Currículo, é o documento que norteia as ações e atividades que serão realizadas em sala de aula. Antes utilizávamos o Currículo Paulista e, agora, usaremos assuntos regionais, como o Rio Paraíba, por exemplo”, explicou a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, que abrirá a apresentação do programa e do Currículo Municipal, juntamente com a equipe pedagógica.

A assinatura da lei, quando Jacareí adotou oficialmente a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com diretrizes de políticas em âmbito municipal, foi em novembro do ano passado. O evento, que teve como tema “Caminhos para a Transformação”, contou com várias palestras e oficinas, abordando temáticas como Boas Práticas, BNCC e Currículo Paulista.

Na oportunidade, foi discutida a importância da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o município, como referência para a elaboração e acompanhamento de ações e programas das políticas públicas, visando a promoção do desenvolvimento sustentável do município no âmbito social, econômico, ambiental e institucional.

Legenda: Lançamento da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável,  em novembro do ano passado