É férias! E a Prefeitura de Jacareí oferece atividades para a criançada durante todo o mês. Confira a programação de 8 a 14 de julho.

Escutar áudio do texto

Assim como acontece nos últimos anos, a Prefeitura de Jacareí promove atividades para as crianças durante o período de férias escolares. As atividades são oferecidas pela Fundação Cultural e Secretarias de Esporte e de Meio Ambiente, e contam com entrada gratuita. Vamos à programação da semana entre os dias 8 e 14 de julho.

Sábado (8) – 15h – Oficina Arte para crianças – Bonecas Abayomi – Com Luciana Marinho

Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV)

Com objetivo de transmitir e valorizar a cultura africana, a prática pedagógica traz a possibilidade da criança conhecer a história e confeccionar a boneca Abayomi, símbolo da resistência e tradição africana.

Terça (11) e quinta (13), das 14h às 17h. Quarta (12) e sexta (14), das 9h às 12h – 2ª Edição do ECO KIDS.

Local: Viveiro Municipal Seo Moura

A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí, por meio da Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental, promoverá uma série de atividades educativas ecológicas.

São três horas diárias de muita diversão e sensibilização ecológica na natureza, onde as crianças poderão conhecer o Viveiro e todo o seu circuito de tecnologias sustentáveis do Núcleo de Educação Ambiental, como: jardim de plantas medicinais e aromáticas, minhocário, composteira, casa de bioconstrução, cisterna, entre outros.

Terça (11) – 16h – Amigos da Natureza – Turma do Pambolé

Local: Viveiro Municipal Seo Moura

O Show da Turma do Pambolé, é um espetáculo para todas as idades, onde o Palhaço Pambolé e sua turma fazem uma linda apresentação com dança, esquetes circenses e muita palhaçada, com músicas que abordam o tema sustentabilidade e natureza.

Categoria: Circo

Recomendação Etária: Livre

Duração: 60 minutos

Quarta (12) – 11h – Contação de História com Claudia Dicarmo – As aventuras de Oli & Kora – Branqueamento dos Corais

Local: Viveiro Municipal Seo Moura

O livro traz a história de um encontro inusitado entre a sereia Kora, princesa neta de Tritão e a menina Olívia, que mora num barco e é filha de biólogos pesquisadores. Elas firmam o pacto de lutarem contra qualquer vilão que coloque em risco a vida marinha, os oceanos e o ecossistema do planeta. Se juntam a elas o cachorro Dudu, que promete tirar boas risadas das crianças juntamente com a sereia Heloísa.

Quarta (12) – 15h – Contação de História com Claudia Dicarmo – As aventuras de Oli & Kora – Branqueamento dos Corais

Local: Associação Fênix – Pagador Andrade

O livro traz a história de um encontro inusitado entre a sereia Kora, princesa neta de Tritão e a menina Olívia, que mora num barco e é filha de biólogos pesquisadores. Elas firmam o pacto de lutarem contra qualquer vilão que coloque em risco a vida marinha, os oceanos e o ecossistema do planeta. Se juntam a elas o cachorro Dudu, que promete tirar boas risadas das crianças juntamente com a sereia Heloísa.

Quarta (12) – 16h – Performance – Se Essa Terra Fosse Minha, com o Coletivo Entreoito

Local: Parque da Cidade

Por meio de fones de ouvidos interplanetários, as crianças fazem contato com uma “Voz Intergaláctica” que passeia pelo planeta Terra e se encanta com as

peculiaridades do nosso mundo. Ela compartilha com as crianças sua visão sobre as belezas da Terra e as convida a lançar um novo olhar para o mundo que as rodeia e para seu próprio corpo.

Quarta (12) – 20h – Banda Sinfônica Jovem de Jacareí, com o concerto “Clássicos Disney – 100 anos de magia!”

Local: Complexo Educacional Paulo Freire – Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595

A direção e a regência serão do maestro Mauro Bueno Junior. O ingresso será solidário, com um sabonete ou pasta de dente, com a troca sendo feita 1h antes do evento. A banda se apresentará com cerca de 70 alunos, com idade entre 10 e 35 anos. Faz parte do projeto “Educando Pelos Caminhos da Música”, desenvolvido por meio de um termo de colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto de Arte e Cultura Maestro Mauro Messias.

Os músicos usam instrumentos de cordas friccionadas, como violoncelo e contrabaixo, e contam com um número superior de palhetas duplas, como oboé, fagotes e madeiras. Utilizam, ainda, flautas, clarinetas e saxofones. Da família dos metais são as trompas, trompetes, trombones, eufônios, duas tubas e uma variedade de instrumentos de percussão.

Quinta (13) – 16h – Espetáculo Doar – Cia Boca de Cena

Local: Viveiro Municipal Seo Moura

Doar é uma obra inspirada no conto “A Árvore Generosa”, do poeta norte-americano Shel Silverstein. Um trabalho dramático que traz à tona reflexões sobre a generosidade da natureza e o egoísmo dos seres humanos.

Aborda também, a possibilidade de uma regeneração entre as relações do homem com o meio ambiente. Os personagens vivem uma relação de amizade profunda, em que um humano, o menino Zeca, tem como amiga uma árvore e ela sem medir esforços faz tudo para sempre proporcionar ao amigo bons momentos por toda sua vida. Toda história é narrada por um passarinho, o Dom Cardeal, que sabe tudo o que acontece naquela floresta. A encenação é realizada por bonecos e como técnica de manipulação são explorados os bonecos de luvas, varas e fios.

Sexta (14) – 11h30 – Cíntia Moreira, contadora de histórias

Local: Viveiro Municipal Seo Moura

Cintia Moreira nos convida a ouvir contos da tradição oral que chegaram até nós pela boca e memória de nossos avós. Histórias carregadas de afeto, que encontraram morada num cantinho do nosso coração;

Sexta (14) – 16h – Oficina Arte para crianças – Bonecas Abayomi – Com Luciana Marinho

Local: Parque da Cidade

Com objetivo de transmitir e valorizar a cultura africana, a prática pedagógica

referida traz a possibilidade da criança conhecer a história e confeccionar a boneca Abayomi, símbolo da resistência e tradição africana.

Sexta (14) – 14h às 17h – Recreaparque

Local: Parque da Cidade

Com jogos, dança, oficinas, entre outras atividades recreativas, o evento, é organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação. A programação conta com diversas atividades que estimulam a integração e socialização entre as crianças, como circuito recreativo, corrida de saco, brincadeiras de futsal, cama elástica, queimada, tênis de mesa, pêndulo de garrafas, brincadeiras com cordas, jogos de mesa, dança, contação de histórias, jogos educativos para o trânsito, oficina de alimentação saudável e jogos educativos sobre o combate à dengue e oficinas educativas ecológicas.

O RecreaParque conta com a participação das Secretaria de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Mobilidade Urbana, Segurança, SAAE e Fundação Cultural. E todas as atividades e oficinas são acompanhadas por profissionais da Prefeitura de Jacareí.


LEIA MAIS