Duplicação da Avenida Castelo Branco começa a ser asfaltada, em Jacareí

Escutar áudio do texto

Sem necessidade de ‘Pare e Siga’, obra liga região com novo viaduto e Avenida e Ponte Mário Covas e faz parte do anel viário do município

As obras de duplicação da Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco estão em fase final e, na segunda-feira (23), os trabalhos de asfaltamento começaram. O processo atual é a base para a aplicação da camada final de asfalto, e acontece em paralelo à instalação de barreiras rígidas de proteção no viaduto, que liga a Avenida e Ponte Mário Covas, entregue no começo de janeiro.

Além disso, como o alargamento viário já foi concluído, é possível executar esta etapa sem a necessidade da operação “Pare e Siga”, que causava lentidão no trânsito. Agora, o fluxo é desviado em via dupla para a margem oposta do trecho onde é realizada a pavimentação, garantindo uma melhor fluidez, sem a necessidade de paralisar o tráfego de veículos nesta reta final.

“Esta operação visa impactar o trânsito o mínimo possível, mesmo sendo uma obra de grande porte. O asfaltamento é uma das etapas finais da entrega deste trecho”, explica Celso Florêncio, secretário de Governo e Planejamento de Jacareí.

A pavimentação está prevista para durar até o final de fevereiro, respeitando eventuais mudanças de cronograma por se tratar de período chuvoso. No caso de asfalto, o calor é necessário para a correta secagem dos materiais, antes do avanço para a estágio seguinte.

“Outro fator importante e que impactou no cronograma foi a demora na retirada dos postes por parte da concessionária de energia elétrica, que já havia sido solicitada algumas vezes, mas dependia da empresa para acontecer. Agora, finalmente este estágio vem sendo superado”, encerra Celso.

A duplicação da Avenida Castelo Branco faz parte de um conjunto de intervenções viárias planejadas para, além de melhorar a fluidez e a segurança do trânsito local, oferecer uma interligação direta entre as regiões Leste, Oeste e Norte, sem passar pelo Centro de Jacareí, em união com o novo viaduto, a Avenida e Ponte Mário Covas e o anel viário.

Legenda: Duplicação da Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, em Jacareí