Ponte e Avenida Governador Mário Covas são inauguradas em Jacareí. Veja fotos e vídeo.

Foram entregues nessa quinta-feira (12) a Ponte e Avenida Governador Mário Covas, ligando as regiões Leste e Oeste de Jacareí. A obra, que tem acesso tanto pela Av. Malek Assad, quanto pela Av. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, era uma antiga demanda de infraestrutura da cidade, que há mais de 40 anos não tinha uma nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, apesar do crescimento demográfico do município. (Veja o vídeo clicando aqui)

“Conseguimos financiamento em tempo recorde e começamos a trabalhar. É uma alegria imensa entregar uma obra tão bonita e fundamental para a mobilidade da cidade, já que a Ponte e Avenida Governador Mário Covas fazem parte do pacote de obras que, futuramente, integrarão o nosso Anel Viário”, disse Celso Florêncio, Secretário de Governo e Planejamento do município e responsável direto pela obtenção dos recursos necessários para obra.

A construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul integra o conjunto de obras e intervenções previstas no Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), que estão sendo financiados com recursos do contrato de financiamento externo firmado entre o município e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), num total de US$ 60 milhões.

Emoção & Homenagem

A nova ponte, assim como a avenida que liga as avenidas Malek Assad e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, receberam placas que homenageiam o Governador Mário Covas, falecido em 2001 e que doou parte do terreno (12.950m²) ao município, que era de propriedade do Estado de São Paulo, para execução da obra, em 1998.

Presente no evento, Mário Covas Neto, filho do governador, se emocionou no descerramento das placas que contem a homenagem. “Faz tanto tempo que ele faleceu, que estar na memória ainda, alguém que teve em toda a sua vida uma atividade política, é uma coisa de se surpreender. Fico duplamente feliz por estar aqui. Pela homenagem, pelo meu pai, é claro, e pelo significado que essa obra tem para a população”, disse.

Secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes, também ressaltou a importância viária da obra. “. A obra cumpre o papel de conectar as regiões Leste e Oeste da cidade e ainda traz espaço compartilhados, com ciclovia, passeio, e é um novo cartão postal em Jacareí”, encerrou.

Sobre a Ponte Governador Mário Covas

A ponte está inserida numa avenida de 970 metros de extensão em pista dupla, com duas faixas de tráfego. Ao longo de seu trajeto, a rede elétrica é subterrânea, com iluminação pública em LED e pista de ciclovia interligada com as demais e as novas ciclovias da cidade.

Além de obedecer a padrões modernos de mobilidade, acessibilidade, segurança e eficiência energética, uma das maiores preocupações do projeto foi a preservação ambiental do Rio Paraíba do Sul e suas matas ciliares, patrimônio natural de Jacareí.

Assim como as demais obras do município, a implantação da nova ponte atende a rigorosos critérios de qualidade ambiental, conforme atestado pelos órgãos estaduais e federais competentes, como a CETESB, responsável pelo licenciamento ambiental, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). A construção da terceira ponte, inclusive, está prevista no atual Plano Diretor da Cidade (Lei Complementar Municipal nº 49/2003).

Confira a galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/prefeiturajacarei/albums/72177720305206168

Legenda: Fotos da inauguração da Avenida e Ponte Governador Mário Covas